CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

TRÊS MULHERES ASSASSINADAS EM 24 HORAS NO INTERIOR DO CEARÁ

Publicou hoje na mídia local:
Três mulheres foram mortas, no último fim de semana, no Interior do Estado. De acordo com a Polícia, os motivos dos três crimes foram ciúmes. A primeira morte ocorreu na noite de sexta-feira (13) quando a Juliana da Cunha, 27, foi morta por Maria do Socorro dos Santos, 34. Outra vítima foi Francisca Carlóbia de Sousa Lima, 26. Segundo a Polícia, ela estava no salão de beleza, em Iracema (distante 280 Km da Capital), quando o ex-companheiro, identificado como Jarbas Bezerra de Moura deu vários golpes na ex-mulher. O acusado fugiu e até ontem não havia sido localizado pela Polícia. Algumas horas depois, em Tejuçuoca (a 142 Km de Fortaleza), a agricultora Maria do Carmo da Silva, 63, foi assassinada pelo esposo, conhecido como ‘Cipozão’. O acusado fugiu após o crime e até o fechamento desta edição não tinha sido localizado.”

Fatos lamentáveis. Não sei como andam as atuais estatísticas aqui do Ceará no presente momento, mas em 2007 haviamos diminuído esse tipo de delito no Estado, principalmente depois do advento da Lei Maria da Penha e com o treinamento da Polícia, como o realizado no dia 28 de março de 2007, na 7ª Cia/5º BPM:

Policiais Militares do Ceará deram início nesta quarta-feira (28) ao Curso de Capacitação de Multiplicadores da Lei Maria da Penha, a ser promovido pelo Ministério Público Estadual, através da 17ª Unidade do Juizado Especial da Parangaba. O curso será composto de aulas expositivas, seguidas de debates e comentários sobre legislação, aplicabilidade da lei e a criação do juizado especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (ainda em fase de tramitação na Assembléia Legislativa do Estado).
As aulas serão ministradas por juízes, promotores, defensores públicos, delegados e assistentes sociais e busca efetivar uma mudança na visão sobre a violência contra a mulher, ampliar o conhecimento sobre a Lei, bem como promover uma maior humanização do trabalho do policial militar e criar subsídios aos profissionais de segurança para melhor responder às demandas deste tipo de violência.
A Lei Maria da Penha (nº 11.340/06) cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de eliminar todas as formas de discriminação contra as mulheres e alterar o Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal. A lei foi criada em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia que lutou durante 20 anos para ver o marido agressor condenado. Hoje Maria da Penha se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica
.”

Vejamos as Estatísticas:

MULHERES VÍTIMAS DE CRIMES COM MORTE ENTRE 2001 e 2008
POR TAXA DE 100 MIL HABITANTES NO CEARÁ



Fonte: Diário do Nordeste. Fazendo a Ronda. SSPDS
Observação:
Mulheres com idade a partir de 18 anos. Projeção para o ano de 2008 com base nos números de janeiro e fevereiro e estimativa calculada com base na média dos últimos sete anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário