CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

10º ANIVERSÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA DRAGÃO DO MAR




10º ANIVERSÁRIO
A.: R.: L.: S.: DRAGÃO DO MAR Nº 122

Em 25 de março de 1884, o Ceará torna-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão. O Movimento Abolicionista Cearense, surgido em 1879, contribui para essa abolição pioneira.
As ações repercutem no país e os abolicionistas, gente de elite, brava e culta, são ovacionados pela imprensa abolicionista nacional. Entre eles há, porém, uma pessoa humilde, de cor parda, trabalhador do mar: Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde. Chefe dos jangadeiros, eles e seus colegas se engajaram à luta já em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros, os escravos vendidos para o Sul do País.
Em maio de 1884, o Rio de janeiro presenciou um fato extraordinário. O bravo jangadeiro cearense Chico da Matilde, herói da abolição dos escravos, trouxera a sua jangada, navegando sozinho, na frágil embarcação, do Ceará ao Rio de Janeiro, só para doá-la ao Museu Nacional. Chico da Matilde, foi muito bem recebido pelo povo carioca. Todos aplaudiram o feito do intrépido jangadeiro.
Mais de dez mil pessoas presenciaram a chegada do Dragão do Mar, inclusive teve uma comissão de frente composta de vinte e quatro negros musculosos e de peito nu, que conduziam nos ombros uma embarcação de paus roliços com vela branca e triangular, onde estava escrito: LIBERDADE.
Segurando ainda o leme da jangada, o caboclo forte e bem apessoado, cabelo e cavanhaque branco, vestindo um terno azul marinho de pura casimira, acenava para o povo com um lenço branco e recebia os aplausos entusiastas pela gloriosa jornada. Até o Hino Nacional foi entoado em sua homenagem. Ali sim era um verdadeiro homem. Apesar de tão valente não perdia a humildade. Aloísio Azevedo, destacado jornalista carioca, afirmou no seu jornal que: - “Dragão do Mar é um marco decisivo de uma nação de escravos”.
Símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, foi homenageado merecidamente pelo Governo do Ceará dando seu nome ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pelo que ele e seus colegas ousaram fazer em nome da liberdade, em 1881, nas areias da Praia de Iracema. CEARÁ TERRA DA LUZ.

25 de março de 1884 - ABOLIÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ.

25 de março de 1999 - FUNDAÇÃO DA A.: R.: L.: S.: DRAGÃO DO MAR Nº 122.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Dia 04.MAR.2009 às 19:30hs. - Palestra: Dragão do Mar e a Abolição;
Dia 11.MAR.2009 às 19:30hs. - Elevação ao 3º Grau;
Dia 18.MAR.2009 às 19:30hs. - Elevação ao 2º Grau;
Dia 21.MAR.2009 às 16:00hs. - Iniciação;
Dia 25.MAR.2009 às 20:00hs. - Sessão Magna de Aniversário.

(Fonte: Ir.: Pedro Alberto - pedralberto@oi.com.br)

2 comentários:

  1. parabens coronel adail, excelente site, com muitas informações relevantes. vale a pena visitar sempre, pois é sempre atualizado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom para a cultura Coronel Bessa, o Sr. criado este blog.

    ResponderExcluir