CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

BOLSAS DE ESTUDO NO EXTERIOR PARA BRASILEIROS

O G1 publicou que cinco instituições de ensino estão oferecendo bolsas de estudo, em diversas áreas, para graduados, pós-graduados, doutorados e MBA. As bolsas variam de uma ajuda de custo para a compra da passagem até um salário mensal. Os cursos estão sendo oferecidos por universidades e instituições conceituadas como Universidade de Queensland, na Austrália e a Fundação Carolina, na Espanha.
O Coimbra Group Universities (http://www.coimbra-group.eu/) oferece 34 bolsas de estudos em 18 universidades espalhadas pela Europa em paises como a Grécia, França, Portugal, Itália, Espanha, Noruega, Suiça, Reino Unido e Alemanha. Os interessados em se inscrever tem até o dia 15 de março.
Os candidatos devem ter nível universitário ou equivalente, ter vínculo de professor ou pesquisador com alguma das universidades latino-americanas reconhecidas pelos respectivos países, submeter os formulários necessários à universidade européia anfitriã, ter menos de 40 anos.
Fundação oferece 1.555 bolsas na Espanha
O programa de bolsas da Fundação Carolina (www.fundacioncarolina.es), na Espanha, está com inscrições abertas. Os interessados têm até o dia 1º de março para fazer a inscrição. A fundação oferece bolsa auxílio para jovens graduados de países ibero-americanos nós cursos de pós-graduação na Espanha. Das 1.555 bolsas, 1.065 são para pós-graduação; 265 para doutorado ou pesquisas de curta duração; e 225 para a formação permanente. Esta última modalidade é para latino-americanos e espanhóis.
Os benefícios variam de acordo com cada modalidade. Mas, em geral, as bolsas são parciais e não cobrem todas as despesas que os estudantes terão durante os cursos. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição na página da Fundação Carolina.
Bolsas para brasileiros na DAAD
Estão abertas as inscrições para três programas de bolsas oferecidos pelo DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (http://rio.daad.de/) a brasileiros interessados em estudar na Alemanha: Doutorado Integral, Sanduíche e o recém-lançado Duplo Doutorado. O prazo para se inscrever vai até 2 de março.
A duração máxima da estadia na instituição de ensino alemã varia de acordo com o programa. Enquanto o doutorado integral prevê no máximo quatro anos de estudos, o "sanduíche" limita o auxílio ao período de dois anos. O mesmo tempo também é adotado ao duplo doutorado, dois anos. No entanto, nessa modalidade, o bolsista pode parcelar esses 24 meses de acordo com a necessidade e o planejamento do projeto de pesquisa.
Para participar de qualquer uma das opções, é exigido o mestrado (concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2009). No caso das modalidades "sanduíche" e duplo doutorado, é preciso estar matriculado em programa de doutorado brasileiro. Para o duplo doutorado, é necessário ainda que os regulamentos dos programas de pós-graduação das universidades brasileira (na qual o candidato está matriculado) e alemã (para a qual pretende ir) prevejam a possibilidade da dupla titulação.
Os aprovados numa das opções têm direito a bolsas mensais de 1.000 euros, auxílio para cônjuge, passagem aérea e curso de língua alemã com duração de quatro a seis meses na Alemanha.
Bolsa para graduação superior na Austrália
A Escola de Economia da universidade australiana de Queensland está oferecendo bolsas de estudos exclusivamente para estudantes brasileiros. As oportunidades são para os cursos de bacharelado em Economia e a dupla graduação em economia e outro curso, que pode ser artes, ciências, ciências aplicadas, tecnologia da informação, comércio, gestão de negócios, legislação ou engenharia. Os interessados devem se manifestar até 17 de abril submetendo toda a documentação à Universidade de Queensland. Outras informações podem ser obtidas no site (http://www.uq.edu.au/) .
Asia Pacific University oferece cursos de MBA
A Asia Pacific University (APU) tem oportunidades de bolsas para universitários com desempenho acadêmico excepcional. As bolsas disponíveis são a MEXT International Priority Graduate Programs e a Joint Japan/World Bank Graduate Scholarship Program. Ambas arcam com custos de translado, taxas da universidade e despesas com moradia.
Os programas de estudo disponíveis são: Master of Science in Asia Pacific Studies (APS), Master of Science in International Cooperation Policy (ICP), Doctor of Philosophy in Asia Pacific Studies (APS) e Master of Business Administration (MBA). As exigências são domínio da língua inglesa e, pelo menos, três anos de experiência de emprego relevante. Os interessados devem se inscrever até 20 de fevereiro. Outras informações: (www.apu.ac.jp/home/) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário