CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ARACOIABA: UM ANO DEPOIS DA CHACINA A CIDADE CONTINUA SEM DELEGACIA

Nestes últimos dias a mídia alencarina tem dado atenção ao primeiro aniversário da "Chacina de Aracoiaba", que teve seu triste aniversário no último dia 08 de fevereiro.

Na época do ocorrido, segundo o jornal Diário do Nordeste (2008, p. 17), a juíza de Direito, Natália Gondim, de Aracoiaba, disse:
“- Aracoiaba precisa urgente de uma Delegacia e não pode ficar subordinada a Baturité.”

Ocorre, que depois de um ano a promessa das autoridades não foi cumprida. A cidade de Aracoiaba continua sem Delegacia, dependente de Baturité (Regional).
A "Chacina", que foi destaque no mundo, ocorreu no dia 08 de fevereiro de 2008, quando foram chacinados naquela cidade do Estado do Ceará, seis pessoas, sendo três policiais-militares, os Subtenente Wagner Gomes Timóteo, o Cabo José Tadeu Nunes Guimarães e o Soldado Júlio Gilbran Pereira, todos integrantes do Destacamento Policial Militar Local e mais o assaltante Francisco Naildo Lima Alves, o mototaxista Francisco Matos de Souza e o vendedor de peixes Manoel Edmilson Elias dos Santos.

Aracoiaba, foi criada em 16 de agosto de 1890, desmembrada de Baturité. A origem desse nome é indígena, cuja toponímia sinonímica é “canoa”. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição, cuja comemoração é dia 8 de dezembro.

A população conforme o último censo foi de 24.750 habitantes. Tem uma densidade demográfica 35,33 de habitantes por quilômetro quadrado. Localiza-se a 83 KM da cidade de Fortaleza. Sua principal ligação com a capital é através da rodovia CE-060.

Não possui nenhuma emissora de rádio e o abastecimento de água na sede do município só beneficia 981 (novecentos e oitenta e uma) prédios. Em todo o município, existem 4.475 (quatro mil, quatrocentos e setenta e cinco) prédios residenciais e comerciais.

Segundo a mídia divulgou na época, para policiar a cidade existia um destacamento composto de seis policiais-militares que se reversavam em escalas nunca inferior a 24 (vinte e quatro) horas de serviço, de forma que em média permaneciam de três a cinco policiais-militares de serviço.

O assalto ocorreu por volta das treze horas daquele dia 08 de fevereiro de 2008. Houve uma intensa troca de tiros, eram três assaltantes contra quatro policiais-militares. Ocorre que ao serem chamados e chegarem no local, os policiais foram surpreendidos com a tática usada pelo bando, que fizeram reféns para “cobrirem” a saída da agência do Banco BRASDESCO.

Dois policiais que permaneceram tendo a viatura policial como barreira de proteção, mandaram o quarto policial-militar à sede do Destacamento pegar mais munição, entretanto, antes dele chegar, foram “obrigados” a se deitarem no chão, ante exigência dos bandidos no processo de negociação para a liberação dos reféns e por ter acabado a munição.

Sob o comando do Cabo José Tadeu Nunes Guimarães, o Soldado Júlio Gilbran Pereira também deitou de decúbito ventral, ocasião em que os bandidos mataram os mesmos com tiros nas costas e cabeças.

3 comentários:

  1. Verdade Aracoiaba esta jogada a marginalidade principalmente os bairros Bulandeira 1 e 2 e Cornelandia o trafego de drogas e intenço relata populares assaltos pleno dia. cade o governo cade a prefeita. que governa a mas de 8 anos e nunca faz nada pela cidade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Aracoiaba está abandonada. Não existe autoridade que tenha pulso firme. Aqui tudo pode!

    ResponderExcluir
  3. ARACOIABA PRECISA DE MAIS POLICIAIS, DURANTE O DIA E A NOITE. NÃO É LEGAL QUE OS POLICIAIS SÓ ANDEM DE CARRO, POSI NÃO DAR PARA VER O QUE É PARA SER VISTO. DROGAS EM MUITOS LUGARES, E A MARGINALIDADE QUE NÃO PARA.

    ResponderExcluir