CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SEXTA-FEIRA 13

SEXTA-FEIRA 13
Pesquisando a origem dessa superstição, descobrimos algumas coisas interessantes. Vejamos.
Superstição:s. f., sentimento religioso errôneo que induz a criar falsas obrigações e que leva à prática de deveres absurdos ou imaginários; excessiva credulidade; crendice; preconceito.”
A origem das superstições são antigas, como nas religiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. São resquícios de práticas idólatras que já são condenadas pela Bíblia há muito tempo. Uma das teorias para explicar a origem da superstição da sexta-feira 13 está ligada à última ceia, da qual participaram treze pessoas e na crucificação de Jesus que ocorreu na sexta-feira seguinte.
Mas além da explicação católica, existem mais duas lendas.
Uma das lendas diz que na Escandinava existia uma Deusa do Amor e da Beleza chamada Friga (que deu origem a "friadagr", sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela começou a fazer reuniões regulares com outras onze bruxas e um demônio as sextas-feiras, sempre para rogar pragas sobre todos os humanos. Da Escandinava, a superstição rapidamente se espalhou por toda a Europa.
A outra lenda pertence a mitologia nórdica. No Valhala, o palácio onde os deuses nórdicos moravam, houve um banquete para o qual tinham sido convidados doze deuses. Mas Loki, irmão de Thor era o Deus do Fogo e o símbolo da maldade, apareceu sem ser convidado e começou uma briga. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí surgiu a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Em outros lugares do mundo, existem superstições similares que envolvem o número treze. Por exemplo, na Espanha e na Grécia, o dia “azarado” é a terça-feira 13.
Assim, nós resta pensar positivamente hoje gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário