CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

FOTO REGISTRA FIM DO ARCO-ÍRIS

O site OC Register publicou, no último dia 8 de fevereiro, uma imagem enviada por um leitor que conseguiu registrar o famoso fim do arco-íris. E, ao contrário do que diz a lenda, foi encontrado um carro, e não um pote de ouro. O fotografo que registrou o flagrante foi Jason Erdkamp, de Lake Forest, nos Estados Unidos da América, que tirou a foto enquanto estava viajando pelo Noroeste de Orange County.

Veja a foto rara:

O arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. Ele pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas na atmosfera e a luz solar estiver brilhando em baixa altitude ou ângulo, ou seja, ele pode acontecer durante ou após uma chuva. Esse acontecimento ocorre em razão da dispersão da luz.

Dispersão é o fenômeno que causa a separação de uma onda em vários componentes espectrais.

A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão. O feixe de luz colorido, dentro da gota, é refletido sobre a superfície interna da mesma e sofre novo processo de refratação, motivo que provoca a separação das cores que um observador consegue ver. É evidente que essa dispersão ocorre com todas as gotas de água que estiverem na superfície recebendo a luz proveniente do Sol.

O arco-íris não existe, trata-se de uma ilusão de óptica cuja visualização depende da posição relativa do observador. É importante salientar que todas as gotas de água refratam e refletem a luz da mesma forma, no entanto, apenas algumas cores resultantes desse processo é que são captadas pelos olhos do observador.

O arco formado apresenta as sete cores visíveis do espectro solar: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris pode ser visto quando o Sol está atrás do observador e a chuva, à frente. Quando um raio solar passa através de uma gota de chuva, a água funciona como um prisma. A luz solar é uma combinação das sete cores do espectro solar. Cada uma delas tem uma amplitude de comprimento de onda. O raio é refratado (desviado) assim que penetra na gota e se dispersa, ou se separa, em diferentes cores. Ao atingir a superfície interna da gota, ele se reflete (volta). Saindo da gota, é de novo refratado e espalhado.

O arco-íris é conhecido por diversos nomes. Os italianos o denominam "arco chamejante". Em sânscrito, é o "arco de Indra". Os anamitas chamam-no de "pequena janela do céu". As tribos do norte da África consideram-no "a noiva da chuva". No Brasil, o arco-íris recebe diversos nomes, entre os quais "arco-da-velha", "arco-da-chuva", "arco-da-ovelha" e "arco-de-Deus".
(Fonte: IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário