CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 25 de abril de 2009

SURTO - OMS ALERTA: GRIPE SUÍNA PODE VIRAR EPIDEMIA MUNDIAL

"A diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, que interrompeu uma visita a Washington para regressar à sede da OMS , em Genebra, e se reunir com um comitê de especialistas, faz um alerta: o surto de gripe suína pode virar uma pandemia, mas ainda seria cedo para dizer a partir de quando.
O maior risco é porque pessoas estão sendo infectadas pelo vírus. O surto está sendo provocado por uma combinação jamais vista de um vírus aviário, um humano e dois suínos (um de origem europeia e outro asiático). O governo mexicano já anunciou que fará uma vacinação em massa. A Vigilância Sanitária do Brasil vai intensificar o controle em portos e aeroportos brasileiros para conter o avanço da gripe.
- Ela tem potencial de pandemia porque está infectando pessoas - disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
- Contudo, não podemos dizer com a atual base de evidências laboratoriais, epidemiológicas e clínicas se irá ou não ocorrer uma pandemia.
A nova cepa de gripe - uma mistura de vírus das gripes suína, humana e aviária, que matou até 68 pessoas entre 1.004 casos suspeitos no México e infectou oito pessoas nos Estados Unidos - ainda é pouco compreendida e a situação está evoluindo rapidamente, disse Chan em uma teleconferência.

Um comitê emergencial de especialistas, reunidos rapidamente, irá aconselhá-la sobre questões incluindo possivelmente a mudança no nível de alerta de pandemia da OMS, atualmente em 3 numa escala que vai do 1 ao 6.
É "prematuro demais nesse estágio" para a OMS anunciar qualquer alerta de viagem, uma vez que melhores análises dos casos e outros dados clínicos são necessários, afirmou.
- Ainda não temos um cenário completo da epidemiologia ou risco, incluindo possível disseminação além das áreas afetadas - apontou Chan.
- Apesar de tudo, na avaliação da OMS, esta é uma situação séria.
Também é cedo demais para a agência da ONU aconselhar empresas farmacêuticas a mudar para produção de uma nova vacina - a ser derivada a partir do novo vírus - de sua produção tradicional de vacinas de influências sazonais, explicou.
Na sexta-feira, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
- Pelo que vimos até agora, é muito pouco provável que possamos conter esse surto - disse o diretor do CDC, Richard Besser, que acredita que os casos registrados nos EUA e no México provavelmente são provocados pelo mesmo vírus. - Até agora, os elementos genéticos que analisamos são os mesmos.
Diferentemente da gripe aviária, o vírus, de origem suína, é disseminado apenas entre humanos. O contágio é por contato físico, espirros ou tosses, e os sintomas, parecidos com o de uma virose comum: febre, tosse, dor de garganta, vômito e diarreia.
Até o momento, não há casos confirmados do vírus no Brasil. Além disso, o ministério alertou que tem, desde 2005, um plano de preparação de enfrentamento de pandemia de influenza. De acordo com o governo, reiterando posição da OMS, não há recomendação para evitar viagens a - ou receber passageiros de - regiões afetadas. Tampouco há indicação para uso de qualquer vacina como prevenção."

(Fonte: O Globo - Agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário