CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

ANATEL REGULAMENTA INTERNET BANDA LARGA PELA REDE ELÉTRICA

“A internet de banda larga, com alta velocidade, é um dos grandes sonhos de todo internauta. O problema é que ela ainda é cara e não está disponível em todos os lugares. Nesta segunda-feira, no entanto, esse sonho ficou mais próximo da realidade com a regulamentação, pela Anatel, da internet pela rede elétrica.

O analista de sistemas Jeferson Teixeira depende da internet para trabalhar, mas desde que se mudou para a casa nova em São Gonçalo, há três meses, não conseguiu ter o serviço de banda larga.
E se houvesse internet na tomada da energia elétrica?
- Eu acho que seria a solução, eu poderia colocar em qualquer parte da casa.

O sistema já existe e funciona mais ou menos como uma TV a cabo. A empresa que fornece o serviço de internet libera o sinal para rede de energia elétrica. Esse sinal viaja pelos fios até a casa do usuário. Lá ele vai precisar de um aparelho, um modem, ligado a qualquer tomada da casa que vai permitir o acesso á internet rápida.
No Brasil o sistema já está sendo testado em Barreirinhas no Maranhão, em Goiânia, São Paulo, Santo Antônio da Platina no Paraná e em Porto Alegre.
O internauta brasileiro vai ter que esperar um pouco mais essa nova internet. Ela só vai estar disponível depois de um acordo entre as empresas de telecomunicações e as concessionárias de energia elétrica.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já esta estudando o assunto para criar as regras de exploração do serviço.
Em São Paulo, o Engenheiro Clinton Namur participa dos testes da internet via rede elétrica. Ele acessa a web de onde quiser, de qualquer parte da casa que tenha uma tomada.
- Se eu quero assistir um joguinho, por exemplo, eu assisto aqui, se eu quero ler como se fosse um livro, eu levo para o quarto - diz.
Clinton diz que a velocidade ficou bem mais rápida.
- Eu achei fantástica essa idéia, que eu abracei desde o começo e acho que para mim está atendendo perfeitamente, maravilhoso - complementa.”

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário