CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CHEIAS INUNDAM CIDADES – EXCESSO D’ÁGUA, COBRAS E OUTROS BICHOS ASSUSTAM A POPULAÇÃO


“A vida selvagem busca refúgio no caos urbano provocado pelas enchentes no Vale do Mearim, no Maranhão. Uma sucuri foi capturada no centro do município de Trizidela do Vale - uma das cidades mais alagadas com as enchentes que já atingiram mais de 30 mil pessoas no Maranhão.

Com a cheia dos rios e o rompimento de barragens, a população do Amazonas e do Pará enfrenta agora invasão de cobras e jacarés e até um peixe elétrico chamado Poraquê capaz de dar choques de até 1.500 volts. Empurrados pelas águas, os animais procuram abrigo em residências e vão parar até em postos de saúde.

Em Barreirinha, a 328 quilômetros de Manaus, os 28 mil habitantes sofrem com os dois problemas. A secretaria municipal de Saúde registrou somente em fevereiro e março dez ataques de cobras contra ribeirinhos. Na cidade, houve 1.314 famílias desabrigadas - cerca de 6.570 pessoas por conta das fortes chuvas na região. Segundo a Defesa Civil de Barreirinha, quando chove, a água sobe muito rápido e os animais são levados ou procuram se abrigar.
- "Em dois meses, tivemos 10 registros de atendimento por picada de cobra. Felizmente não houve óbito, mas é algo que preocupa. Essas cobras, além de enormes, são venenosas" - conta a secretária municipal de Saúde Jociânia Siqueira.

Segundo Jociânia, a maior parte das picadas é atribuída à sucuriju, uma espécie de sucuri (anaconda) gigante. O grande acúmulo de lixo deixado nas margens dos rios e levado pelas águas também contribui para o aparecimento de outros animais peçonhentos no município.
No Pará, um relatório parcial, elaborado por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), confirmou que 11 barragens particulares de romperam, provocando inundação em parte da cidade de Altamira, no oeste do estado. O relatório foi apresentado nesta sexta-feira pela secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa.
Pelo menos 20 mil pessoas ficaram desabrigadas na cidade, que fica a 740 km de Belém e é o maior município do país em extensão territorial. O município é maior que vários países, entre eles Bangladesh, Grécia e Portugal.”

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário