CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 18 de abril de 2009

"POLÊMICA - SINDICATO AMEAÇA ENTRAR COM AÇÃO CONTRA LEI QUE PROÍBE VENDA DE COXINHA NAS ESCOLAS"

“O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp) ameaça entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a lei que proíbe a venda de salgadinhos, doces e refrigerantes nas cantinas das escolas públicas e particulares de São Paulo.
A lei foi aprovada na última quarta-feira pela Assembleia Legislativa de São Paulo e será levada para a sanção do governador José Serra. O presidente do sindicato, Benjamin Ribeiro da Silva, disse que compete ao Ministério da Agricultura e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definir leis que controlem e fiscalizem o consumo de alimentos.
- O sindicato é totalmente contra. A lei é inconstitucional. O projeto é eleitoreiro e só passou porque tem apelo popular, principalmente da classe média. Se a lei for sancionada, as crianças vão sair da escola para comprar pastel na barraca da esquina, onde a qualidade do produto é duvidosa - disse Silva.
Segundo ele, não se muda um costume por decreto, mas por convencimento. Silva explicou que o sindicato já orienta as escolas a fazerem campanhas contra a obesidade, "que é fruto do sedentarismo". Silva, que é dono de duas escolas em São Paulo, disse que incentiva o consumo moderado de produtos que não fazem muito bem à saúde. Segundo ele, os refeitórios dos seus dois colégios indicam o valor nutricional dos produtos. Alimentos que devem ser consumidos com moderação recebem placas vermelhas no buffet. Verduras e legumes têm placas verdes.
- Mais da metade dos meus alunos têm consciência alimentar. Os refrigerantes light e zero são os mais vendidos - afirmou.
Elke Stedefeldt, diretora da Associação Brasileira de Nutrição, disse que não basta proibir o consumo de produtos de alto teor calórico e com gordura trans nas escolas. Segundo ela, é preciso mudar o hábito alimentar. Elke disse que algumas escolas já têm mudado o cardápio, substituindo os tradicionais hamburgers por sanduíches naturais, com pão integral e queijos menos gordurosos. Os refrigerantes foram trocados por sucos naturais.
- Não podemos continuar oferecendo nas escolas enroladinhos de queijo e presunto e até mesmo de salsichas. Os assados com recheios mais saudáveis seriam uma boa opção - disse Elke. “
(Fonte: Wagner Gomes, O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário