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sábado, 4 de abril de 2009

BARREIRAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ


1. O profissional tem pouco conhecimento do assunto ou um preparo inadequado;

2. O profissional não acredita na mensagem ou na política que está detrás dela;

3. O cliente tem pouco conhecimento do assunto ou está inadequadamente preparado;

4. O cliente não está interessado no assunto;

5. Tanto o profissional como o cliente estão momentaneamente com preocupações que fogem da comunicação específica;

6. Diferença de códigos entre o funcionário e o cliente;

7. Uma falha não intencional das pessoas para dizer o que pensam;

8. As diferenças culturais entre os comunicadores;

9. As diferenças profissionais entre os comunicadores;

10. Posição social diferente entre os comunicadores;

11. Os comunicadores partem de diferentes suposições;

12. Um dos comunicadores tem reações hostis ou negativas para com o outro;

13. Interferências externas ou distrações;

14. A escassez do tempo para o atendimento;

15. Uso de um sistema inadequado de “feed back” (retorno, retroalimentação);

16. Palavras inadequadas usadas na comunicação;

17. Grande diferença de idade entre os comunicadores.

(Fonte: Prof. José Carlos / UECE - Adaptado Cf. Elementos para motivar profissionais de segurança pública)

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