CIVITATE - INCENTIVADORES

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

LIBERE O ESTRESSE NA HORA DO TRÂNSITO

"18h. Hora do rush. Você está louco para chegar em casa e não consegue porque o trânsito não deixa. O nível do estresse está nas alturas. O que fazer para relaxar?
O professor Jefferson Duarte, da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, acredita que a filosofia desta arte oriental pode ajudar muito nessas horas de estresse.

"O Tai Chi defende uma postura mais defensiva, onde a pessoa tem que ceder, baixar a guarda. Em situações do trânsito, onde as pessoas costumam se agredir verbalmente, esta é uma postura bem adequada", acredita.

Duarte afirma ser muito importante que a pessoa foque suas atenções nos ombros e nos cotovelos, pois são partes do corpo que acumulam muita energia. "O ombro alto acumula energia e acarreta dor. Por isso, é importante que a pessoa consiga manter o cotovelo apontado para baixo para distribuir a energia para o corpo todo".

O professor de Tai Chi orienta que a pessoa que estiver no trânsito deve tentar fazer todos os movimentos de forma mais lenta, com o intuito de relaxar mais. "É importante você também se voltar para o seu corpo nestas horas. Música lenta ajuda bastante", afirma.

Confira dicas de exercícios do professor Jefferson Duarte e da fisioterapeuta Sandra Mieko para poder encarar o trânsito de uma forma mais saudável.

1 - Mantenha a coluna sempre reta.
2 - Relaxe os ombros com os cotovelos para baixo na hora de segurar o volante.
3 - Concentre-se na respiração, tentando mexer o baixo ventre (região do umbigo).
4 - Rotacione os ombros, tanto para frente quanto para trás. De preferência, tente desenhar um círculo com os movimentos.
5 - Se o trânsito estiver parado, rotacione o pé também.
6 - Flexione os punhos, alternando a palma da mão para dentro e para fora (20 segundos para cada movimento).
7 - Faça massagem de movimentos circulares com o dedo polegar na palma da mão.
8 - Faça automassagem nos ombros.
9 - Flexione lateralmente a cabeça para os dois lados.

Serviço:

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan
Tel: (11) 3884-8943."

(Fonte: Marcelo Pereira, Terra Vida e Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.