CIVITATE - INCENTIVADORES

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ESPIRITUALIDADE, DEPRESSÃO E SÍNDROME DO PÂNICO...

"Depressão e síndrome do pânico podem ter influência espiritual ."

"Tudo começou na rua 25 de março, em frente à Ladeira Porto Geral. Senti uma palpitação profunda, falta de ar, uma sensação de que iria morrer, e pior, impotência para pedir socorro ou tomar decisões". Essa foi a descrição dos sintomas que a secretária Marcia Sato, 40 anos, sentiu em sua primeira crise de pânico no centro da cidade de São Paulo. Assim como ela, diversas pessoas na atualidade passam por esses e outros problemas que envolvem a mente.

A síndrome do pânico, a depressão e outras doenças psíquicas podem ter como causa outros fatores que não os físicos, segundo a doutrina espírita. De acordo com Renato Barioni, professor do tema no Centro Espírita Irmã Scheilla, nosso cérebro estaria sob influência de um espírito. "Por sermos entidades espirituais 'temporariamente encarnadas', estamos sujeitos a toda influência espiritual benigna de nossos bem feitores, ou até mesmo de irmãozinhos da oposição", disse.

Por que esses espíritos desencarnados causariam essa desordem? Os motivos são diversos. Eles podem ser espíritos obsessores por alguma inimizade de vidas passadas, e as pessoas podem também atrair energias por uma manifestação de mediunidade. De qualquer maneira, o espiritismo defende que é sempre um aprendizado passar por esses obstáculos. O fundamental é que todos mantenham o pensamento voltado para o bem e para a caridade, assim não entram em sintonia com essas baixas energias.

Após a primeira crise de pânico, Marcia decidiu enfrentar o problema. Ela procurou ajuda médica, fez exames e começou a tomar antidepressivos. "Eu era contra tomar remédios, mas foi preciso, do contrário, não sairia da crise", afirmou. Muito curiosa e preocupada com seu problema, Márcia começou a pesquisar na internet tudo relacionado ao tema, e através de artigos e conhecidos percebeu que poderia ter algo de anormal envolvido. Depois de seis meses tomando medicamento, ela foi a um centro espírita e explicou sua situação. Lá ela levou passes especiais (fluidoterapia). "Há cinco anos e meio frequento centros espíritas e posso dizer que minha vida voltou 95% ao normal. Acho que essas doenças são uma mistura de causas química, comportamentais e espirituais. Devemos cuidar dos três."

O professor Renato Barioni explica como é feito o tratamento espiritual. "O tratamento sempre é feito em etapas, com amor e dedicação. Primeiro a pessoa passa por um atendimento fraterno, que visa mensurar o problema e definir o melhor tratamento. Então a pessoa é encaminhada ao tratamento desobsessivo, quando for o caso, que incluí reposição de energias e até cirurgias quando necessário. Mas tudo isso não será permanente se a pessoa não mudar seus hábitos. Só conseguimos isso com a re-educação e entendimento da sua condição de espírito reencarnante. A pessoa deve estudar e praticar a caridade como profilaxia e defesa", afirmou.

Geralmente as pessoas procuram o tratamento espiritual depois de não encontrarem respostas e soluções nos recursos da medicina. O médico Franklin Ribeiro, psiquiatra, professor de psicologia médica da faculdade de medicina da USP e conselheiro do Hospital Psiquiatra Espírita João Evangelista, acredita neste tipo de tratamento. Apesar de muitos médicos ignorarem a questão, já existem avanços e linhas de pesquisas relacionadas ao tema. "De um modo geral os médicos não acreditam nisso. Eles enxergam a doença somente no cérebro. Em casos de transtornos muito acentuados, quadros diferentes, esses mesmos colegas médicos enviam o paciente para mim, perguntando: Será que é algo mais?", disse.

O médico leva seu conhecimento espiritual para dentro do consultório. Ao receber o paciente realiza a anamnese, espécie de entrevista, onde faz abordagens sobre a vida da pessoa, o contexto onde está inserida, e pergunta inclusive se tem alguma religião e qual o grau de envolvimento com ela. O segundo passo, e decisivo, é fazer uma série de exames para verificar se a doença não é realmente química, metabólica, ou até mesmo um quadro de repetições da mesma doença no histórico da família. Quando todas essas abordagens não funcionam bem, ele conversa com a pessoa e recomenda um tratamento espiritual. "Tenho a visão médica, psicológica e espiritual bem clara. Sei separar uma coisa da outra. Os exames são de suma importância. Não podemos relacionar tudo o que é doença com o espírito. O tratamento espiritual é complementar e não alternativo", afirmou."

(Fonte: Andressa Tufolo, Terra - Vida e Saúde)

4 comentários:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir com o Filho do Homem e participar da obra comum da nossa criação, deve inteirar-se da fundamentação contida na “Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ao professor Renato Barioni por sua explicação tão clara e objetiva.
    Gostaria de poder entrar em contato com ele para entender melhor esta relação entre nós e a espiritualidade... esta história de a "biblia" disse isto e o profeta disse "aquilo" podia muito bem satisfazer a mentes primitivas de 2.000 anos atras... hoje precisamos de explicações que satisfaçam nosso entendimento, nossa razão e nosso bom senso... chega de fé sem explicação plausível... pelo menos para mim... obrigado a este blog e ao professor !!!

    ResponderExcluir
  3. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:

    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir
  4. FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.