CIVITATE - INCENTIVADORES

domingo, 24 de janeiro de 2010

CÉDULAS DO REAL TERÃO NOVOS TAMANHO E COR

"O Banco Central planeja fazer ainda neste ano mudanças em todas as cédulas de real. Será a primeira vez que as notas serão revistas de uma só vez desde que a moeda foi instituída, em 1994. O objetivo é melhorar ainda mais a segurança do dinheiro brasileiro, evitando falsificações, e facilitar a identificação por parte da população, mostra reportagem de Patrícia Duarte, publicada neste domingo pelo jornal O GLOBO.

Das alterações em estudos, tem a simpatia geral a que prevê a diferenciação de cada nota por tamanho. Quanto menor o valor, menor será o tamanho - o que é muito importante para que deficientes visuais possam saber, com mais agilidade, com que nota estão lidando.

Na área de coloração, um mecanismo em estudo é o uso de uma impressão que, quando se mexe a cédula, os tons de cores mudam. Além disso, poderão ser incluídas impressões que aparecem somente com a incidência de determinados raios ou luzes. As propostas são inspiradas nas cédulas já consideradas bastante modernas, como o dólar americano e o euro. Mas não haverá nenhuma mudança nas moedas metálicas.

- O real está merecendo upgrades. A tecnologia para fazer o real era a mesma desde que ele foi criado - afirmou ao GLOBO uma importante fonte ligada aos estudos."

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.