CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

20 FILMES PARA NÃO PERDER EM 2010

"De volta ao batente depois das férias, dou uma olhada no site do FilmeB para conferir a lista de estréias previstas para o Brasil em 2010 e tentar entender como será o ano no cinema. E logo descubro mais de uma dezena de filmes para aguardar com ansiedade. O ano promete. Lá vão minhas prioridades em 2010, por ordem de estreia:

1) “Vício Frenético” (15 de janeiro)

As críticas no exterior não foram tão positivas. Mas é uma refilmagem de Abel Ferrara por Werner Herzog, então não dá para ficar indiferente.

2) “O que resta do tempo” (15 de janeiro)

O cineasta palestino Elia Suleiman fez “Intervenção Divina”, um dos melhores filmes dos anos 00. Seu novo trabalho foi o filme preferido em Cannes do crítico pernambucano Kleber Mendonça Filho. Suficiente para incluí-lo na lista.

3) “Invictus” (29 de janeiro)

A história de Mandela, interpretado por Morgan Freeman, dirigida por Clint Eastwood. Acho que não precisa dizer muito mais.

4) “Guerra ao Terror” (5 de fevereiro)

O filme já foi lançado em DVD no Brasil. Mas agora virou um dos favoritos ao Oscar e, por isso, chegará à tela grande por aqui também. É considerado um trabalho forte o suficiente para promover uma reavaliação da obra da americana Kathryn Bigelow, a diretora de “Caçadores de Emoção”.

5) “Um Homem Sério” (19 de fevereiro)

A nova comédia dos irmãos Coen passou meio despercebida nos EUA. Mas eu sempre os considerei melhores no humor do que na seriedade. Então vale a aposta.

6) “A Fita Branca” (12 de março)

Não é porque o filme ganhou a última Palma de Ouro em Cannes. E sim porque o diretor é Michael Haneke. Quem tem “Caché” no currículo merece crédito.

7) “Ilha do Medo” (12 de março)

Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio voltam a se unir, desta vez para um exercício policial, menos pretensioso que “Gangues de Nova York” ou “O Aviador”. Se estiver no nível de “Os Infiltrados”, estou dentro.

8) “Líbano” (12 de março)

A primeira guerra do Líbano vista de dentro de um tanque israelense. Premissa intrigante, premiada como melhor filme em Veneza.

9) “Mother” (19 de março)

Joon-ho Bong, o diretor sul-coreano de “O Hospedeiro”, abraça o suspense. Quem viu na Mostra de São Paulo diz que é imperdível.

10) “Tudo Pode Dar Certo” (março)

Por menor que seja, um Woody Allen é sempre melhor que 90% dos filmes em cartaz. Esse vem com boas críticas. E marca o reencontro de Allen com Nova York.

11) “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo” (março)

Dois dos melhores cineastas brasileiros – Karim Ainouz (“Céu de Suely”) e Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirinas e Urubus”) – se unem numa pequena jornada pessoal e poética.

12) “Alice no País das Maravilhas” (2 de abril)

Tim Burton relê o clássico de Lewis Carrol. Basta ver o trailer para saber que ele caprichou.

13) “Sede de Sangue” (2 de abril)

Depois de “Old Boy”, o sul-coreano Park Chan Wook deu umas derrapadas. Mas a crítica diz que ele acertou a mão de novo.

14) “Ponyo on the Cliff by the Sea” (16 de abril)

Qualquer filme do mestre da animação japonês Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chihiro”) é obrigatório.

15) “Zona Verde” (16 de abril)

Paul Grengrass e Matt Damon, que reinventaram o filme e o herói de ação com a série “Bourne”, juntos novamente.

16) “A Batalha dos Três Reinos” (30 de abril)

John Woo andava meio sumido. Mas dizem que voltou em grande estilo com esse épico feito na China.

17) “Homem de Ferro 2” (30 de abril)

O primeiro “Homem de Ferro” foi uma agradável surpresa, um dos melhores filmes de super-herói de sua década. Se a equipe mantiver o fôlego, vale o ingresso.

18) “Quincas Berro D’Água” (30 de abril)

Sergio Machado estreou bonito no longa de ficção com “Cidade Baixa”. E agora se arrisca na comédia de grande orçamento, baseada no clássico de Jorge Amado. Promessa de vida inteligente no cinema popular brasileiro.

19) “O Último Mestre do Ar” (23 de julho)

M. Night Shyamalan adapta o desenho animado “Avatar”. Agora é torcer para que o filme fique no núcleo duro da obra do cineasta (“Sexto Sentido”, “A Vila”) e não no núcleo flácido (“A Dama no Lago”, “Fim dos Tempos”).

20) “The Social Network” (3 de dezembro)

David Fincher foi para outro patamar com a obra-prima “Zoodíaco”. Impossível não ficar curioso com um filme sobre a criação do Facebook com sua assinatura

Dê uma olhada na relação de estreias do FilmeB e diga lá qual é a sua lista de prioridades."

(Fonte: Olha só - Ricardo Calil, Ig)

Nenhum comentário:

Postar um comentário