CIVITATE - INCENTIVADORES

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

COPA DO MUNDO 2010 - BRASIL VAI PEGAR NA PRIMEIRA FASE AS SELEÇÕES DE PORTUGAL, COSTA DO MARFIM E CORÉIA DO NORTE


"Brasil pega grupo com Portugal, Coréia do Norte e Costa do Marfim"

"As bolinhas do sorteio da Copa na Cidade do Cabo começaram a definir nesta sexta-feira o caminho da seleção brasileira na tentativa de conquista de seu sexto título mundial. O time de Dunga encabeçará o grupo G em 2010 e enfrentará na primeira fase da competição as seleções de Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Mais uma vez carregando o status de favorita, a seleção brasileira fará sua estreia na Copa no dia 15 de junho, diante da Coreia do Norte, em Johanesburgo, no estádio Ellis Park.

Cinco dias mais tarde a equipe brasileira enfrenta Costa do Marfim, na mesma cidade, mas no estádio Soccer City. Os pentacampeões mundiais encerram a participação na primeira fase diante de Portugal, em Durban, no dia 25.

Dos adversários sorteados, apenas Portugal esteve no caminho do Brasil em uma Copa do Mundo. Foi em 1966, quando o então time de Pelé foi batido pelos portugueses em confronto da primeira fase na Inglaterra.

Ainda entre os oponentes brasileiros da 1ª fase, Portugal é quem ostenta a melhor colocação no ranking da Fifa, na última atualização da relação, em novembro. Os portugueses ocupam a 5ª posição. Costa do marfim do artilheiro Didier Drogba está em 16º lugar, enquanto que os norte-coreanos estão na longínqua 84ª colocação.

O encontro com Portugal no terceiro jogo do grupo G deverá ser o mais badalado para o Brasil, por toda a ligação histórica entre os países e as duas seleções. Na campanha das eliminatórias europeias, os portugueses contaram com alguns jogadores nascidos em terras brasileiras, como Deco, Pepe e Liedson. De acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o confronto entre as duas equipes aponta retrospecto de 18 jogos, 12 vitórias da seleção, 2 empates e quatro triunfos dos lusos.

Olhando adiante, em caso de sucesso na primeira fase, como uma das duas seleções classificadas, a equipe de Dunga irá necessariamente enfrentar nas oitavas de final um adversário que sairá do grupo H, que conta com Espanha, Honduras, Chile e Suíça.

A Copa de 2010 será inaugurada no dia 11 de junho, com a estreia da anfitriã África do Sul no novo e belo estádio Soccer City, em Johanesburgo, palco que também abrigará a decisão do Mundial, exatamente um mês depois da abertura. A seleção dirigida pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira debuta contra o México.

Potência entre as seleções que não tiveram o privilégio de ser cabeça de chave, a França ficou justamente no grupo A, encabeçado pela África do Sul, que também conta com México e Uruguai.

Sem a presença do técnico Diego Maradona no sorteio na Cidade do Cabo, a Argentina ficou na cabeça do grupo B e terá como adversários na primeira fase da Copa as seleções de Coreia do Sul, Nigéria e Grécia.

Outro destaque da primeira fase da Copa será o confronto entre Inglaterra e Estados Unidos logo na primeira rodada do grupo C, em confronto que reedita o célebre embate no Mundial de 1950, em Belo Horizonte, com vitória norte-americana.

A cerimônia do sorteio nesta sexta-feira contou com a presença de figuras ilustres do mundo do futebol, como o português Eusébio, o camaronês Roger Milla e o inglês David Beckham, além de personalidades sul-africanas, como o ex-presidente Nelson Mandela, que participou através de uma gravação em vídeo, e a atriz Charlize Theron."

(Fonte: Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.