CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

BENTO XVI PEDE TOLERÂNCIA NA MENSAGEM DE NATAL

"O Papa Bento XVI pediu um tratamento humano aos imigrantes obrigados a deixar seus países por fome ou intolerância, ao anunciar nesta sexta-feira (25/12) a mensagem de Natal 'Urbi et Orbi' (À cidade e ao mundo) na praça de São Pedro, poucas horas depois da agressão que sofreu por parte de uma mulher com trastornos mentais.

Fontes do Vaticano já haviam anunciado que o Sumo Pontífice manteria inalterada a agenda de Natal, apesar da susto que passou pouco antes da Missa do Galo na noite de quinta-feira. "Diante do êxodo daqueles que emigram de sua terra e por causa da fome, da intolerância ou da deterioração ambiental se vêem forçados a marchar para longe, a Igreja é uma presença que pede o acolhimento", disse o Papa, que não aparentava problemas de saúde e estava sereno.

Da sacada da basílica de São Pedro no Vaticano, Bento XVI anuciou a benção de Natal e foi aplaudido por milhares de fiéis e turistas. O Papa também aproveitou a oportunidade para destacar o papel da Igreja na América Latina. "Em toda a América Latina, o 'nós' da Igreja é fator de identidade, plenitude de verdade e caridade, que não pode ser substituído por nenhuma ideologia", destacou o chefe da Igreja Católica,

Nesta parte da benção, Bento XVI ressaltou Honduras e pediu que o país, em crise desde a destituição do presidente Manuel Zelaya, retome o caminho institucional.

Bento XVI fez ainda um pedido de "respeito aos direitos inalienáveis de cada pessoa e a seu desenvolvimento integral, ao anúncio de justiça e irmandade, fonte de unidade". Na mensagem, o pontífice reconheceu que "a família humana está profundamente marcada pela grave crise econômica, mas antes de mais nada de caráter moral e pelas dolorosas feridas de guerras e conflitos".

Na véspera do Natal, a ítalo-suíça Susanna Maiolo, aparentemente com problemas psíquicos, superou a barreira de segurança e derrubou o Papa quando este avançava pela Basílica de São Pedro ao lado de 30 cardeais. Mas Bento XVI, de 82 anos, se levantou rapidamente e celebrou a Missa do Galo, a quinta de seu pontificado, que pela primeira vez começou às 22H00, e não meia-noite, para evitar o cansaço do Papa.

A mulher, de 25 anos, foi hospitalizada, anunciou o porta-voz do Vaticano Federico Lombardi. As imagens da televisão mostram Susanna saltando a barreira de segurança, puxando o Papa e derrubando o Pontífice.

A mulher, que já havia tentado se aproximar do Papa na Missa do Galo do ano passado, foi interceptada pelos serviços de segurança e interrogada na quinta-feira à noite pela polícia do Vaticano, antes de ser transferida para um hospital. No incidente, o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, também caiu e fraturou o fêmur."

(Fonte: France Presse e Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário