CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O QUE ABRE E FECHA NO ANO-NOVO EM FORTALEZA

"Na capital cearense, o esquema de funcionamento no feriadão do Réveillon é similar ao adotado para o Natal tanto em setores públicos quanto em privados. O sistema de transporte público recebe reforço para a segunda maior festa de ano-novo do Brasil - Fortaleza fica atrás apenas do Rio de Janeiro.

As unidades de saúde também entram em plantão. Shoppings e lojas de rua fecham no 1°. Porém, nos demais dias, funcionam em horários especiais estabelecidos pelo Sindicado do Comércio Varejista e Lojista (Sindilojas). A segurança pública também tem reforço. Contudo, nenhum setor administrativo do serviço público dá expediente.

Saúde - o maior hospital de urgência e emergência do Ceará - o Instituto Doutor José Frota (IJF) - funciona em plantão diferenciado de 31 de dezembro a 3 de janeiro. O mesmo vale para as unidades distritais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192).

Comércio - na quarta-feira, as lojas de rua de Fortaleza funcionam somente até as 19h30. Já os principais shoppings da cidade (Benfica, North Shopping e Iguatemi) abrem às 10h e fecham às 22h. No dia 31, o comércio fica aberto das 8h às 18h, com shoppings baixando as portas no mesmo horário. No dia 1°, nada funciona e, no dia 2, tudo volta ao normal. No domingo o comércio também terá funcionamento normal.

Segurança Pública - delegacias-polo funcionam normalmente e com efetivo aumentado. O mesmo vale para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. Somente a Perícia Forense não terá efetivo acrescido.

Serviço público - governo do Estado, prefeituras, câmaras municipais e Assembleia Legislativa têm na quarta seu último dia de expediente. Governo e prefeituras voltam na segunda-feira, enquanto os parlamentos vivem os chamados recessos de fim de ano. A previsão de retomada dos trabalhos é para fevereiro.

Mercado Central - segue a diretriz do Sindilojas. Abre na quarta e quinta das 8h às 18h; fecha na sexta e funciona normalmente no sábado e no domingo.

Bancos - abrem na quarta-feira, mas não oferecem atendimento ao público nos dias 31 e 1º. Nesses dias - e também no sábado e domingo -, estão à disposição dos usuários somente os caixas eletrônicos. O funcionamento em horário comercial (de 10h às 16h) só volta na segunda-feira.

Transporte público - linhas extras serão colocadas à disposição no dia da festa da virada, que será realizada no aterro da Praia de Iracema. Nos dias 31 e 1°, a tarifa cai pela metade: inteira fica a R$ 1,80 e meia a R$ 0,90.

Defesa Civil - equipes plantonistas atuam durante todo o feriadão."

(Fonte: Terra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário