CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 16 de maio de 2009

CAPITÃO PADRE É CONDENADO

“O Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, decidiu, ontem, condenar a uma pena de um ano e quatro meses de detenção - em regime aberto - o ex-capelão da Base Aérea de Fortaleza, padre José Severino Cheregatto, por crime de estelionato. A decisão do STM reforma a sentença da Auditoria Militar do Estado do Ceará, que havia absolvido o religioso. Cheregatto está destacado, atualmente, no VII Comando Aéreo (VII Comar), em Manaus.

Mesmo condenado, o ex-capelão permanecerá em liberdade e exercendo a atividade militar, já que o STM concedeu o regime aberto com direito a ´sursi´. O militar é acusado de desviar dinheiro público para a compra de passagens aéreas para familiares.

Sobrinhos

A investigação sobre o desvio de dinheiro da União para a compra de passagens aéreas em favor de dois sobrinhos de Cheregatto foi pedida pelo promotor militar Alexandre Saraiva. Na época da apuração dos fatos, o capelão contou que os sobrinhos não tinham dinheiro para adquirir as passagens. O MPM comprovou que os rapazes moravam no Interior de São Paulo.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, na noite passada, por telefone, o advogado de defesa do padre Cheregatto, João Marcelo Pedrosa, informou que irá ingressar com um recurso contra a decisão do STM. “A defesa considera esta decisão um equívoco e, além disso, inconstitucional. Vamos apelar no Supremo Tribunal Federal”, disse Pedrosa, que atua na defesa do padre junto com o criminalista Paulo Quezado. Ele afirmou ainda que a reforma da sentença absolvitória foi feita pelo STM através de um recurso denominado ´embargo infringente´. “A decisão adotada agora é totalmente inconstitucional”, repetiu o advogado.

Cheregatto foi absolvido em outros dois processos, num deles, era acusado da morte de dois soldados nas dependências da Base Aérea de Fortaleza, fato ocorrido em 2004.”

(Fonte: DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário