CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 25 de maio de 2009

GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO VAI AJUDAR NA SEGURANÇA PÚBLICA

“Os primeiros 40 guardas municipais que irão utilizar armas não letais foram apresentados na manhã desta segunda-feira em frente ao Forte do Leme, na Zona Sul do Rio. Equipada com balas de borracha, choque elétrico e spray de pimenta, a Guarda passará a combater pequenos delitos, ampliando as suas funções.

A partir da segunda quinzena de junho, o novo policiamento estará presente nas ruas do Leme, onde as favelas da Babilônia e do Chapéu Mangueira já são alvos de ocupação pacificadora da polícia. Os agentes estarão presentes nas ruas durante as 24 horas do dia, a fim de liberar a Polícia Militar para agir contra crimes de maior complexidade.

- Mas é importante dizer que a guarda não substitui a polícia. A guarda não vai para o embate com o criminoso. A guarda está ali para combater esse pequeno delito - afirmou o prefeito Eduardo Paes em entrevista ao telejornal RJTV, da TV Globo.

Paes explicou que a experiência no Leme servirá como um laboratório antes que o projeto seja expandido para outras áreas da cidade. Ele afirmou que o próximo bairro a receber a nova Guarda ainda não está definido, mas a Tijuca é uma opção.

- Não está definido. Nós temos um trabalho importante na Tijuca. Estamos cadastrando o comércio ambulante lá e organizando tudo no bairro. Pode ser que seja lá.

Os 40 agentes apresentados no Forte do Leme farão um treinamento nos próximos 30 dias antes de irem para as ruas com os novos equipamentos. Segundo o prefeito, eles saberão as situações em que devem intervir e quando será necessário chamar as forças policiais.

O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, confirmou que as próximas áreas que receberão o novo projeto da Guarda Municipal ainda não estão escolhidas. Bethlem acha possível, no entanto, implantá-lo em vias próximas ao Morro Dona Marta e à Cidade de Deus, onde estão já estão funcionando Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

A proximidade da Avenida Brasil, diz Bethlem, inviabiliza que o projeto da Guarda seja levado para a Favela do Batan, em Realengo, que também tem uma UPP. O número de guardas que atuarão nessas áreas não está definido. O secretário informou que parte dos 3.500 guardas selecionados em recente concurso deverá ser aproveitada.”

(Fonte: RJTV e O Globo)

6 comentários:

  1. sr prefeito,deixa a guarda municipal trabalhar,eles são muito competente,eles são mais copetentes que a polícia militar...ze maria;cotia;;são paulo

    ResponderExcluir
  2. o GM do rio de janeiro nao tem logistica principalmente quem trabalha no centro da cidade onde estao as providencias urgentes que deveriao ser tomadas para equipar o efetivo do centro da cidade porque fazer bacana somente na zona sul esquesendo do centro zona norte e oeste vamos ficar ligado. anonimo

    ResponderExcluir
  3. Companheiro anônimo,

    O grande problema do Centro da Cidade não é só a logística, é a falta de efetivo. Trabalhei no Centro e só quem trabalhou lá sabe como é osso relar lá no solo sabendo que você só contará com alguns bravos 15 ou 20 heróis para te ajudar se o serviço babar...
    Quanto a logística aguarde que 2010 promete e você, caso seja da 1ªIGM, está vendo que as VTR's novas estão chegando.
    As coisas estão mudando, sim. Acontece que recriar uma instituição é mais difícil que fazer uma nova e, graças a Deus, o Prefeito preferiu recriar a GM-Rio e não simplesmente acabar com a antiga e criar uma nova como profetizava César Maia.

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante esse tipo de discurso dizem que a guarda vai fazer segurança pública nas ruas dos Rio, mas logo em seguida diz que não vai desenvolver o papel de polícia. Ora, pode-se vigiar, proteger, coagir, inibir, proibir , fiscalizar sem execer o poder de polícia? Por favor senhores governantes (prfeitos e demais autoridades) facam-me o favor.
    Silvan Matias

    ResponderExcluir
  5. A Guarda Municipal, com algumas exceções, não é confiável, para andar armada. Não têm preparo suficiente. Já ouvi vários relatos de abuso de agentes da GM. E já os vi atuando contra os camelôs, já que meu escritório fica na Av.Almte.Barroso, onde a todo momento se pode ver malfeitores roubando celulares e bolsas, e nunca existe um agente da PM disponível para acudir as vítimas. Só servem para maltratar camelôs(deveriam impedir, antes, que instalassem suas barracas, e não deixar instalar para maltratá-los, depois). Eduardo Almeida.

    ResponderExcluir
  6. Hoje, dia 29/07/2010, por volta das 10:00 hs., havia 03 viaturas da Guarda Municipal fazendo mudança particular na Av.Copacabana quase esquina com Rua Inhangá. E havia 03 guardas vigiando a mudança. Isso pode?

    ResponderExcluir