CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 31 de maio de 2009

MENSALÃO - VEM DELAÇÃO PREMIADA POR AÍ, SEGUNDO A REVISTA VEJA

“A delação premiada é, reconhecidamente, um dos instrumentos mais eficazes para produzir provas num processo criminal – tão eficiente quanto polêmico, registre-se. Esse expediente, por meio do qual um criminoso obtém perdão ao colaborar com as autoridades judiciárias, é empregado à larga pelos promotores de países como Estados Unidos e Itália, nos quais o poder e a extensão do crime organizado constituem uma constante ameaça à sociedade.

No Brasil, a delação premiada, embora seja prevista em lei, ainda engatinha. Há poucos casos conhecidos de sua aplicação. Na semana passada, VEJA obteve detalhes da delação mais explosiva de que se tem notícia no país: o acordo firmado pela Procuradoria-Geral da República com Lúcio Bolonha Funaro, o corretor de câmbio que intermediou pagamentos de dinheiro no escândalo do mensalão.

Ele aceitou contar tudo o que sabe ao Ministério Público. Ao longo dos últimos anos, Funaro entregou nomes, valores, datas e documentos bancários que incriminaram, em especial, o deputado paulista Valdemar Costa Neto, do Partido da República, um dos próceres do esquema do mensalão, réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A acusação mais demolidora de Funaro é investigada em segredo. O corretor afirmou que Valdemar era beneficiário de uma conta no banco BCN de Nova York. Uma conta secreta e abastecida com dinheiro de propina.”

(Fonte: Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário