CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PM COMEMORA 174 ANOS DE ATIVIDADE

“Este ano, em que se comemoram seus 174 anos de fundação, a Polícia Militar do Ceará obteve muitas conquistas e vitórias. Os Policiais Militares ocuparam bairros, ruas e, até mesmo, navegaram em um barco para promover a segurança dos cearenses. A PMCE reforçou o policiamento no Conjunto São Miguel, bairro que costuma registrar altos índices de criminalidade; aumentou o efetivo para a Operação Carnaval – promovendo a festa mais tranqüila já registrada neste período; e utilizou um barco para realizar ações de prevenção de furtos em locais atingidos pelas enchentes.

Confira abaixo algumas de nossas conquistas em 2009:

INVESTIMENTOS

PM recebe novas viaturas e Motos

O Governador investiu R$ 10.754.663,60 - grande parte dos cofres do Estado – no reforço do policiamento preventivo e ostensivo nas ruas. A Polícia Militar recebeu 51 veículos 4x4 para as áreas do 5º e 6º Batalhões, além de 15 motos, que irão reforçar as ações ostensivas do pelotão motorizado da PMCE, principalmente da Ronda de Ações Ostensivas e Intensivas (RAIO).

Novo Fardamento

Além do efeito estético, a nova farda da Polícia Militar trouxe mais funcionalidade no exercício da atividade policial militar. O novo fardamento é feito de nylon, composto por 70% poliéster, 30% de algodão e fibras de polímero, que oferecem grande resistência a rasgões, não desfia, facilita a transpiração, é antimicrobial, protege contra raios ultra violetas, é mais confortável, prático e de alta durabilidade.

OPERACIONALIDADE

Copa 2014

A Polícia Militar realizou laudo técnico no Castelão e enviou à sede da Confederação Brasileira de Futebol. A vistoria, avaliada por oficiais da PM, atestou que o estádio cearense possui condições ideais de segurança para receber torcedores e atletas participantes dos Jogos da Copa de 2014, que será realizada no Brasil. No último dia 07 de fevereiro, a PM também montou o esquema de segurança para receber a Comissão, composta por 10 representantes da FIFA e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que avalia as cidades candidatas a receber os jogos da Copa do Mundo.

Raio

A Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas - mais conhecida como Equipe RAIO - foi criada em 12 de março de 2004 e trouxe à Polícia Militar do Ceará mais mobilidade e flexibilidade no combate ao crime. O Aterro da Praia de Iracema ficou cheio de populares que participaram das comemorações do 5º Aniversário do Grupo e assistiram às apresentações de abordagens e as manobras radicais, que fazem parte do treinamento desses policiais. A ação efetiva do RAIO trouxe confiança e simpatia da população, e isso tem fortalecido a parceria entre a Polícia e a Comunidade. Esse trabalho comunitário fez com que o Raio, hoje, fosse reconhecido como o grande campeão de apreensões de armas de fogo.

CAPACITAÇÃO

O Colégio da PM ficou em primeiro lugar no ranking do Enem entre as escolas públicas estaduais.

Das 110 escolas do Estado que obtiveram os melhores resultados no exame, apenas seis são públicas. O Colégio da Polícia Militar está entre elas. O CPM ficou em 1º lugar no ranking das escolas públicas do Estado e somando as instituições federais, ficou em 3º lugar, atrás do Colégio Militar de Fortaleza (Exército) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). No recente resultado do Enem, Fortaleza subiu quatro posições e está, atualmente, no 12º lugar entre as capitais brasileiras. Outra conquista dos alunos do Colégio foi obtida no concurso "Soletrar" promovido pela CDL para incentivar o estudo da Língua Portuguesa. A disputa aconteceu entre 54 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas do Estado e Município. A vencedora foi a aluna Lenara da Mota Serafim, 13, o segundo colocado, Marcus Vinícius Silveira Sampaio, o terceiro, Paulo Rodrigues Lima Neto, e o quarto, Gabrielle dos Santos Marques, todos do Colégio da Polícia Militar. Este ano o Colégio da Polícia Militar também comemorou a aprovação de quase 60 alunos nos vestibulares de universidades públicas e privadas do Estado. Foram 22 aprovados na UFC, nove na UECE, dois no Cefet e 21 em universidades particulares. Além disso, quatro alunos também ingressaram no Concurso do Ronda do Quarteirão.

Célula de Justiça e Disciplina

A Polícia Militar do Ceará inaugurou (08/05) duas Células de Justiça e Disciplina. As Células irão compor, após a aprovação da Lei de Organização Básica da PMCE, a Coordenadoria de Atividade de Polícia Judiciária Militar, que terá como objetivo promover, acompanhar e dar mais celeridade na resolução de procedimentos Administrativos e Disciplinares dentro da Corporação. Com o andamento das atividades das células será possível formar doutrinas e jurisprudências administrativas para os processos regulares internos. Esse trabalho de centralização e resolução dos processos será realizado em conjunto com a Assessoria Jurídica da PMCE.

Linux Day

Policiais Militares do serviço administrativo realizaram Curso de capacitação com aulas práticas sobre Novas Tecnologias e Sistema Operacional Linux de softwares livres. O projeto Linux Day foi um trabalho dirigido ao público interno da Corporação com o objetivo de aprimorar atividades voltadas para o uso da informática como ferramenta de desenvolvimento e a prestação de serviços. Durante o curso os PM´s também aprenderam que a mudança do Sistema Operacional Windows para o Linux não se limita apenas à questão do pagamento de patentes e licenças, mas da utilização de um sistema gratuito e com alto potencial de exploração. Essa capacitação, além de ser uma premissa da nova gestão tecnológica implantada pelo governo, dará suporte para que a Corporação migre com segurança para a nova plataforma.

Concurso Nacional

Dois Oficiais da PM, concorrendo com agentes de segurança pública de todas as forças e instituições do país, foram selecionados pelo Programa de Bolsas “PAULO MESQUITA NETO”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e vão desenvolver o projeto: A instrumentalização da Taser (arma de choque) no uso progressivo da força. O Programa de Bolsas “Paulo de Mesquita Neto” tem por objetivo incentivar o estudo, a pesquisa, a disseminação de conhecimento, a informação sobre instituições e práticas policiais, além de gestão de políticas e organizações de segurança pública no estado brasileiro, contribuindo para formação de líderes capazes de promover inovações nas instituições.

Desconto em Universidades

Os Policiais Militares passaram a ter descontos de 10% a 30% em 05 (cinco) Universidades cearenses. São elas: Faculdade Integrada de Fortaleza (FIC), Faculdade Grande Fortaleza (FGF), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Fanor e UNICE. A iniciativa deu a oportunidade para que muitos PM`s voltassem à estudar, além de colaborar para a valorização desses profissionais.

Programa de Erradicação das Drogas e da Violência

Durante 17 semanas as crianças carentes, atendidas pela Associação Regional da Caridade de São Vicente de Paulo, passaram por treinamento preventivo com Policiais Militares que integram o Programa Educacional de Combate as Drogas e a Violência. Cerca de 40 (quarenta) crianças da Associação, que, participaram das aulas ministradas pelos PM´s do Proerd, receberam orientações sobre como resistir às drogas e combater a violência. Esta foi a primeira vez que crianças atendidas por uma instituição social foram formadas como parceiros-proerd.

FUTURO

O Ronda do Quarteirão será ampliado em Fortaleza

O Governador Cid Gomes irá ampliar, em julho, o Programa Ronda do Quarteirão para mais 15 bairros. São eles: Pirambu, Conjunto Jereissati, Presidente Kennedy, Quintino Cunha, Genibaú, Rodolfo Teófilo, Antonio Bezerra, Henrique Jorge, Barra do Ceará, Bonsucesso, Vila Velha, Granja Lisboa, Jardim América, Benfica e Montese. Atualmente a capital é atendida por 91 carros. Os bairros escolhidos foram selecionados de acordo com o número de ocorrências e atendimentos. Além da ampliação no número de viaturas em Fortaleza, o governador Cid Gomes já anunciou que o Ronda do Quarteirão será estendido, no mês de junho, para toda Região Metropolitana, atualmente Caucaia e Maracanaú já são assistidas pelo Programa, e ainda 10 municípios do Interior: Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crateús, Barbalha, Crato, Itapipoca, Iguatu, Quixadá e Cascavel.

Novos Policiais

Cerca de dois mil soldados prontos, que realizam o Curso de Formação, serão incorporados à Polícia Militar ainda este ano. Após a nomeação os novos policiais irão ajudar no reforço do policiamento nos municípios do interior. Este é o segundo processo seletivo realizado pelo Governo do Estado.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da PMCE cf www.ceara.gov.br)

2 comentários:

  1. PM COMEMORA( temos realmente o que comemorar) 174 ANOS DE ATIVIDADE


    Confira abaixo algumas de nossas conquistas(?) em 2009:

    INVESTIMENTOS

    PM recebe novas viaturas e Motos
    (todo o interior do Estado trabalha na boa vontade dos policiais e prefeituras, em veiculos sucateados)


    Novo Fardamento
    (estamos há quase 4 anos sem receber fardamento, obrigaçao do Estado, e não temos previsao de receber tãocedo)


    OPERACIONALIDADE

    Copa 2014
    (será um evento muito bom, do ponto de vista de investimentos, mas, pra pm será mais um fardo a carregar)

    Raio
    (muito bom. o melhor grupo da pm. o RAIO mostra que motos são mais práticas, e dão mais resultados, que HILUX)

    CAPACITAÇÃO
    (excelente estabelecimento de ensino. pena q não atenda a todos os filhos de praças. pena,também, que só exista em Fortaleza)

    Célula de Justiça e Disciplina
    (espero q sirva pra acelerar tb as promoções, pra que não tenhamos que ir pra reserva como soldado)

    Linux Day
    (enquanto isso, milhares de policiais não sabem a diferença entre um mouse e cpu)

    Concurso Nacional
    (nesses cursos, o praça é sempre tratado como Daliti...não tem direito)


    Desconto em Universidades
    (excelente. infelizmente a policia(alguns comandantes "sic ten.cel Sávio)ainda dificulta o acesso dos praças ao conhecimento

    Programa de Erradicação das Drogas e da Violência - PROERD
    (muito bom esse programa. pena que a abrangencia no Estado ainda seja pequena).



    FUTURO

    O Ronda do Quarteirão será ampliado em Fortaleza e será estendido para toda Região Metropolitana , e ainda 10 municípios do Interior: Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crateús, Barbalha, Crato, Itapipoca, Iguatu, Quixadá e Cascavel.

    (e as demais cidades do interior, ficarão entregues a própria sorte, hje cidades violentas como Jaguaretama, Mombaça, tem o policiamento diário feito por 3 ou 4 pm's)

    Novos Policiais
    (e mesmo com esse reforço, a escala continuará desumana...policiais trabalhando 90 horas semanais)

    ResponderExcluir
  2. E EU ATÉ HOJE NÃO RECEBÍ MEU FARDAMNTO.

    ResponderExcluir