CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 26 de maio de 2009

CINCO “S”

São cinco as palavras japonesas que deram origem ao senso da Qualidade, o famoso 5S­: sieri, siton, seisou, seiketsu e shitsuke. Em português, temos:

- utilização

- organização (ordenação)

- limpeza-higiene (asseio,saúde)

-autodisciplina.

No Japão, o sistema ou programa 5S foi formalizado no ambiente empresarial no início da década de 50, apesar de sua longa existência informal como fundamento da educação moral daquele país.

Segundo Masao Umeda, um destacado líder da Qualidade no Japão, o 5S foi introduzido nas empresas japonesas para acabar com o trabalho forçado. O sistema foi redescoberto em países como Taiwan e Singapura, na década de 80, como uma excelente maneira de se comunicar.

Senso de Ordenação.

A ordenação facilita a utilização, diminuindo o tempo de busca. A proximidade entre os dois sensos é tal que não há uma linha divisória clara entre eles sendo que, no Japão, geralmente se faz referência ao seiri/seiton como constituindo um conceito unitário.

Dispor os recursos de forma sistemática e estabelecer um excelente sistema de comunicação visual para rápido acesso a eles.

Um bom exemplo desse senso pode ser encontrado nos manuais de instrução sobre segurança de aviões. Toda a comunicação é feita com o máximo de desenhos e o mínimo de palavras, para permitir uma compreensão instantânea das informações, em casos de emergências.

As melhores redes de supermercados e lojas de departamentos, no mundo inteiro, são excelentes referências para se compreender a importância do senso de ordenação. O sistema de reposição de mercadorias deve ser igualmente excelente, de acordo com o consumo.

Benefícios:

1. Economia de tempo;

2. Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária;

3. Melhoria do fluxo de pessoas e materiais;

4. Rapidez na movimentação e resgate em caso de emergência;

5. Diminuição do estresse por busca mal sucedidas etc.

Senso da Limpeza.

Entre os vários significados do verbo limpar, destacam‑se “tornar limpo, assoado, livrar de impureza, purificar".

Portanto, ter um senso de limpeza eqüivale a: “praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira e, sobretudo, não sujar”.

Nesse sentido restrito: “eliminar o pó, a sujeira do ambiente e dos equipamentos”.

Empresas como Toyota, Yamaha e Honda, em seus primórdios, concentraram os seus esforços iniciais em criar um ambiente asseado, eliminando vazamentos de óleo e combatendo a sujeira física. Mesmo quando não tinha dinheiro, investiam em pinturas do ambiente, usando tintas baratas, mais que davam a impressão de dignidade e asseio.

Além do sentido usual ou específico que a organização queira dar a este senso, vai‑se além, estendendo‑o à limpeza que visa à manutenção dos equipamentos. Neste sentido, praticar este senso nos equipamentos significa mantê‑los em plena condições de uso, transformando a limpeza em oportunidade para inspeções detalhadas, querendo poderão ser identificados problemas reais ou potenciais.

Algumas frases típicas usadas para divulgar a idéia são­:

1. jogue limpo;

2. mais importante do que limpar é não sujar;

3. ser limpo é estar limpo;

4. limpeza é educação.

Benefícios:

1. Sentimento de bem‑estar nos empregados;

2. Sentimento de excelência transmitido aos clientes;

3. Prevenção de acidentes;

4. Manutenção dos equipamentos etc.

Senso de saúde.

Saúde, significa conservação da vida; estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal; estado do que é sadio ou são; força; robustez; vigor.... Disposição moral ou mental.

Portanto, não pode haver empresa excelente com funcionários sem um senso de saúde. Não adianta mandar "consertar” os empregados em hospitais quando eles ficam doentes, pois, sem o senso de saúde, eles estarão, permanentemente, doentes.

Em uma frase, significa: “Manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde".

Enquanto a prática dos três primeiros sensos traz efeitos imediatos, o mesmo não ocorre com o senso de saúde, pois os seus resultados não são prontamente observáveis. Ao praticar os três sensos, iniciou‑se, de fato, a prática do senso de saúde. Portanto, deve‑se conter toda a ansiedade relativa à implantação desse senso.

Excesso de materiais, má ordenação e sujeira são, reconhecidamente, causas de acidentes no trabalho e estresse. Combater essas causas já significa uma grande iniciativa para conservar a vida da empresa e dos empregados em boas condições.

Benefícios:

São evidentes por si mesmos, já que o objetivo é preservar a vida pelo seu valor intrínseco e, obviamente, para que o empregado possa transformar a sua energia física e mental em bens e serviços. Cada dia afastado do trabalho e cada dia trabalhado sem energia o entusiasmo significa perdas financeiras para a empresa e perda de vida para o empregado.

Senso de Autodisciplina.

Se fosse possível desenvolver nas pessoas apenas o senso de autodisciplina, não seria necessário fazer qualquer referência ao desenvolvimento dos outros sensos, pois a pessoa autodisciplinada toma a iniciativa para, fazer o que deve ser feito. Entretanto, a própria tecnologia de desenvolvimento da autodisciplina passa pela prática dos sensos anteriores.

A palavra autodisciplina, pode ser encontrada em dicionários da língua inglesa com o significado de “autodomínio, controle sobre si mesmo". Portanto, ela pode ser associada ao mais alto grau de desenvolvimento atingido pelo ser humano, capacitando‑o a comunicar‑se consigo mesmo e com o semelhante, de forma cooperativa.

Aprender sempre, ser paciente e perseverante, agir com integridade, compartilhar, ser justo e honesto são atributos prontamente associáveis com o conceito de autodisciplina. Portanto, ele não é, de forma alguma, “implantável”. Assim, como senso de saúde, ele pode apenas ser estimulado e, mesmo assim, em ambientes onde existam pessoas que possam dar exemplos e assumir, humildemente, o papel simultâneo de aprendizes.

Em sentido amplo: "ter todas as pessoas comprometidas com o cumprimento dos padrões técnicos e éticos e com a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional".

Do ponto de vista pessoal, são recomendados os seguintes passos para o desenvolvimento da autodisciplina:

1. Mude o ambiente físico;

· Classifique, ordene, limpe e as coisas começarão a melhorar.

2. Mude o ambiente social

· Lute com paciência e persistência para manter um ambiente agradável e seguro;

· Coloque‑se no lugar do outro;

· Eduque‑se e eduque continuamente, sem tréguas.

Enfim, se praticarmos e divulgarmos o 5S estaremos dando um passo gigantesco para criar qualidade total de vida.
(Fonte: Temas de Chefia & Liderança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário