CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2009

TODO HOMEM É LÍDER

Todo homem é chefe, não existe um só indivíduo cujo o papel seja obedecer sempre, sem uma oportunidade de exercer autoridade, por menor que seja. Em conseqüência, o estudo da liderança fascina os homens e tem explicação universal na prática.

A caracterização do líder tenta mais uma vez o que a psicologia vem fazendo com a personalidade, com discutível sucesso a muito tempo: levantar as qualidades individuais em um esforço de estabelecer uma personalidade‑padrão que essa personalidade‑padrão de um líder não passe de um ideal, não invalida a utilidade do esforço, pois, o importante é esboçar um estudo amplo e um largo plano de observação com um objetivo de oferecer um depoimento das qualidades que são prontamente identificadas na vida prática.

A caracterização do líder pode facilitar a tarefa daqueles que procuram aperfeiçoar-se, colocando‑os em contato com os traços primários positivos da completa personalidade humana.

Algumas dificuldades devem ser superadas, antes de apresentarmos as qualidades características dos líderes, qualidades no sentido de atributos, predicados. A primeira é o fato de uma determinada qualidade poder ser afetada pela natureza das outras qualidades e a maneira pelas quais elas combinam. "Nenhuma qualidade se modifica sem que se modifique também a significação das outras".

Imagine, por exemplo, uma personalidade enérgica, confiante, nervosa, irônica, inquiridora, persuasiva e compare‑a com outra enérgica, confiante, nervosa, afetiva, irônica, inquiridora e persuasiva.

Embora haja um traço diferente nesses dois perfis, as personalidades totais são muito diversas.

Outra dificuldade pertence ao domínio da semântica: o que quer dizer honestidade? Qual a diferença entre justiça e bom‑senso? Como definir competência? Quais as diferenças entre coragem física e coragem moral? Que significa exatamente lealdade?

O significado depende do contexto. Referindo‑nos a inteligência, como qualidade de líder, não será indispensável determinar referentes, para esclarecer o significado?

O tipo de personalidade do líder depende dos referentes e adquire a significação do contexto, daí parecer impossível qualquer depoimento sério sobre as qualidades que os líderes devem ter: "não somente os líderes diferem nas qualidades que trazem para suas tarefas, como diferentes tarefas exigem diferentes grupos ou padrões de qualidade”.

(Fonte: Temas de Chefia e Liderança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário