CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 4 de julho de 2010

CEARÁ COM 7 CANDIDADOS AO GOVERNO EM 2010

LÚCIO ALCÂNTARA - 22
PR - PARTIDO DA REPÚBLICA

"Lúcio Gonçalo de Alcântara, além de político é médico e escritor com várias obras publicadas. É natural de Fortaleza e seu pai, Waldemar Alcântara, exerceu várias funções na política cearense, inclusive o cargo de governador. Lúcio Alcântara ingressou na vida pública como secretário de saúde do Estado.

Foi prefeito de Fortaleza, deputado federal, vice-governador do Estado, senador e governador. Pleiteou a reeleição em 2006 e foi derrotado por Cid Gomes. Na sua trajetória política pertenceu a várias legendas, pois foi filiado ao PDS (extinto), ao PDT, e ao PSDB. Atualmente preside o diretório estadual do Partido da República (PR)."

MARCELO SILVA - 43
PV - PARTIDO VERDE

"Raimundo Marcelo Carvalho da Silva, candidato do Partido Verde (PV) ao Governo do Estado iniciou sua vida política como vereador em Maranguape, onde também foi eleito e reeleito prefeito municipal. Em 2004 foi candidato à Prefeitura de Fortaleza e na primeira administração Luizianne Lins exerceu a função de secretário da Regional III. Ele é formado em arquitetura e urbanismo pela UFC e pós-graduado em gestão de cidades pela Unifor. Marcelo Silva é o presidente da comissão estadual do Partido Verde e antes de se filiar ao PV pertenceu aos quadros do PSB."

FRANCISCO GONZAGA - 16
PSTU - PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADOS

"Francisco das Chagas Gonzaga, militante do movimento sindical, trabalhador da construção civil, foi o escolhido pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) para ser o seu candidato a governador. Gonzaga é diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Ceará. Esta não é a primeira vez que ele participa de uma disputa majoritária porque nas eleições municipais de 2008 disputou a Prefeitura de Fortaleza como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Renato Roseno do PSOL. Gonzaga também concorreu ao cargo de vereador de Fortaleza nas eleições de 2004, recebendo um total de 36 votos."

CID GOMES - 40
PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

"Cid Ferreira Gomes, nascido no Município de Sobral, começou na política como deputado estadual sendo eleito em 1990 e reeleito em 1994. Nesse período exerceu as funções de 1º secretário e presidente da Assembleia Legislativa.

Em 1996 foi eleito prefeito de Sobral, sendo reeleito nas eleições do ano 2000. Em 2006 disputou o Governo do Estado e como candidato de oposição ao então governador, Lúcio Alcântara, foi eleito. Seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, foi prefeito de Sobral e o irmão, Ciro Ferreira Gomes, foi deputado estadual, governador, ministro de Estado e atualmente exerce o mandato de deputado federal. Cid Gomes é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é candidato pelo PSB. Foi filiado ao PSDB e do PPS."

MARCOS CALS - 45
PSDB - PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA

"Marcos César Cals de Oliveira pertence a tradicional família política no Estado, pois seu avô, César Cals, foi governador do Estado e seu pai, César Cals de Oliveira Filho, foi governador, senador e ministro de Estado. Ele é deputado estadual pelo PSDB e está no quinto mandato consecutivo.

Marcos Cals ingressou na política no início dos anos 80 participando da fundação do Partido Social Democrático (PSD). Em 1986 obteve seu primeiro mandato e em 1988 foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Como deputado foi primeiro secretário e presidente da Assembleia Legislativa. Ele pertence aos quadros do PSDB e no atual Governo exerceu a função de secretário de Justiça, deixando o cargo para efeito de desincompatibilização."

MARIA DA NATIVIDADE - 21
PCB - PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

"Maria da Natividade Pinho Belém Rocha é a candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ela é bancária aposentada do Banco do Brasil e tem formação superior em História e Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Já presidiu o Sindicato dos Bancários do Estado e há vários anos está filiada ao partido. Nas eleições de 1986 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa conseguindo 2.832 votos."

SORAYA TUPINAMBÁ - 50
PSOL - PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE

"Soraya Tupinambá foi a escolhida pelos militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para representar a legenda na disputa pelo Governo estadual este ano. Ela não é conhecida do eleitorado cearense, pois esta é a primeira vez que participa de uma disputa majoritária. Ela é formada em engenharia de pesca, trabalha em uma ONG com atividades voltadas às causas ambientalistas e é militante do movimento de esquerda."

(Fonte: Diário do Nordeste, PSTU, PV, PR, PCB, PSDB, PSOL e PSB)

Um comentário:

  1. Cumprimentos pelo espírito democrático, apresentando todos os candidatos.

    E sucesso para Maria da Natividade, no sentido de que possa, na campanha, mostrar as ilusões e limitações das eleições burguesas, apontando o verdadeiro caminho: a Revolução.

    Revolução não significa sair dando tiros por aí, pois tiroteios são coisa de bandido.

    Revolução é transformação, consciência, virar o jogo que atualmente é desfavorável ao povo e favorável às oligarquias, bancos e transnacionais.

    Este País só vai mudar com intensa mobilização popular, através de uma Frente Anticapitalista.

    O capitalismo não dá futuro algum a qualquer povo ou nação.

    ResponderExcluir