CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ASSALTOS A BANCOS VOLTARAM A CRESCER NO CEARÁ EM 2010

A segurança dos bancos, principalmente no interior do Estado do Ceará, está cada vez mais preocupante. Apenas este ano, as quadrilhas especializadas neste tipo de crime já realizaram 16 assaltos, sendo dois em Fortaleza e 14 no interior (afora os casos de furtos - arrombamentos de bancos). Fortemente armados e com esquemas operacionais que chegam a ser parecidos com os vistos nos filmes americanos, os criminosos aproveitam a falta de estrutura de segurança das instituições financeiras e o pouco efetivo policial de alguns municípios cearenses para realizarem os furtos, aterrorizando os usuários e os funcionários bancários.

Os dados não mentem. De acordo com os números fornecidos pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), a quantidade de assaltos a bancos no Estado cresceu quase 400%, comparando os seis primeiros meses de 2010 com o mesmo período de 2008, onde aconteceram quatro roubos. Com o objetivo de tentar minimizar as ocorrências e sugerir ações voltadas para a proteção dos usuários e bancários, diretores do SEEB/CE se reuniram, ontem, com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), na sede do órgão.

O presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra, ressaltou que a principal saída para a diminuição das ocorrências seria um maior investimento no setor de segurança privada por parte das instituições financeiras. Para ele, muitos bancos, principalmente no interior, deveriam ser melhores equipados com vidros blindados nas entradas e com detectores de metal também nos acessos aos espaços de autoatendimento. A criação de uma delegacia especializada em assaltos a banco também seria uma iniciativa preventiva que poderia ser tomada pelo governo estadual.

“As pessoas pagam para entrar e rezam para saírem vivas das agências bancárias. Precisamos de políticas e ações que venham alterar a atual legislação para que não tenhamos mais acontecimentos como o ocorrido em Reriutaba (assalto ocorrido no último dia 06 de julho, onde uma funcionária saiu gravemente ferida). Em 2009, os cinco maiores bancos do País somaram um lucro de R$ 30 bilhões e pouco deste montante foi investido em planos de segurança. É preciso que prefeitos, vereadores, empresários e a própria população se engajem para mudar este cenário”, explicou ele.

Assaltos a bancos no Ceará nos últimos 10 anos

2001 - 17
2002 - 06
2003 - 13
2004 - 10
2005 - 19
2006 - 09
2007 - 07 (todos em novembro e Dezembro)
2008 - 10
2009 - 16
2010 - 16 ( De 1º/01 à 22/07)

(Fonte: Com informações do Jornal O Estado, O Povo, Diário do Nordeste, www.bancariosce.org.br/jornal1 e SSPDS/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário