CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010 - DIVULGADA A PRIMEIRA PESQUISA PARA O GOVERNO DO CEARÁ

O instituto de pesquisa Datafolha divulgou nesta segunda-feira (19/07) levantamento encomendado pelo Jornal O Povo, sobre a intenção de voto do eleitorado cearense na disputa pelo governo do Estado.

ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, o atual governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), aparece com 47% , seguido de Lúcio Alcântara (PR) com 26%. Marcos Cals (PSDB) aparece depois com 7% das intenções de voto. Veja os números:

Cid Gomes (PT) – 47%
Lúcio Alcântara (PR) – 26%
Marcos Cals (PSDB) – 7%
Gonzaga (PCB) – 2%
Soraia Tupinambá (Psol) – 1%

Brancos ou nulos – 4%
Não sabem ou não opinaram – 13%

Os candidatos Marcelo Silva (PV) e Nati (PCB) foram mencionados, mas não atingiram 1% das intenções.

A margem de erro do levantamento é de 3 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha entrevistou 912 eleitores, de 40 municípios cearenses.

ESPONTÂNEA

A pesquisa espontânea (quando o eleitor consultado responde aos pesquisadores em quem vai votar, sem olhar a lista com o nome dos candidatos) revela que 63% dos entrevistados não sabem em quem vão votar. Outros 18% disseram o nome do atual governador, Cid Gomes (PSB). Já o candidato, e ex-governador, Lúcio Alcântara (PR), aparece com 8%. Marcos Cals (PSDB) vem na sequência com 3% das intenções de voto espontâneas.

Não sabe – 63%
Cid Gomes (PT) – 18%
Lúcio Alcântara
(PR) – 8%
Marcos Cals (PSDB) – 3%
Outros – 4%

A margem de erro do levantamento é de 3 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos.

CID E LÚCIO TEM A MAIOR REJEIÇÃO

A pesquisa Datafolha/O Povo perguntou aos eleitores entrevistados, em qual dos candidatos apresentados em lista “você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para governador do Ceará?”. Lúcio Alcântara lidera a rejeição com 24%, Cid Gomes vem logo atrás com 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. O candidato com menor rejeição, segundo levantamento, é Marcos Cals, que aparece com 15%. Veja o resultado:

Lúcio Alcântara (PR) - 24%
Cid Gomes (PSB) - 23%
Gonzaga (PSTU) - 19%
Soraya Tupinambá (Psol) – 17%
Nati (PCB) – 17%
Marcelo Silva (PV) – 15%
Marcos Cals (PSDB) – 15%

Votaria em qualquer um/Não rejeita nenhum - 13%
Rejeita todos/Não votaria em nenhum – 3%
Não sabe - 16%

A margem de erro do levantamento é de 3 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa Datafolha foi encomendado pelo Jornal O Povo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dia 12 de julho de 2010, sob o número 19.264/2010. As 900 pessoas foram entrevistas entre os dias 14 e 15 de julho, em 40 municípios do Ceará.

TUDO PODE MUDAR - LEMBRAM DAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES EM 2006?

A primeira pesquisa feita pelo Datafolha nos dias 7 e 8 de agosto de 2006 mostrava o então Governador Lúcio Alcântara, candidato à reeleição, à frente da disputa com 44% das intenções de votos. O então postulante da oposição, Cid Gomes, vinha em segundo lugar com 35%.

Nessa mesma época, Renato Roseno, pelo PSOL, registrava 2%; Salete Maria (PCO), 1%; Coronel Gondim (PSDC), 1%; e o Desembargador aposentado José Maria de Melo (PR) vinha com 1%.

Lúcio, ainda naquela data, registrava 52% de votos válidos, enquanto Cid trazia 41%. O ex-governador ganharia a eleição no primeiro turno.

Lúcio tinha esse percentual de 44% de intenções e 52% de votos válidos mesmo com oposição forte do PT e PSB e com seu PSDB dividido.

Ao contrário de Alcântara, nos últimos quatro anos Cid não teve oposição e era detentor de uma forte base aliada.

(Fonte: Com informações de Kézya Diniz - Jangadeiro online e Portal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário