CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

APREENDIDO MAIS UM SUBMARINO A SERVIÇO DO TRÁFICO

"Apreendido no Equador "narcosubmarino" com capacidade para 12 toneladas de drogas ."

"Um submarino com capacidade para transportar até 12 toneladas de cocaína e que deveria fazer a primeira viagem ao México a partir da costa equatoriana, foi apreendido em uma operação da qual participou a DEA - agência antidrogas americana - , disse esta terça-feira (6/07) à AFP o chefe da polícia antinarcóticos, coronel Joel Loaiza.

"O México seria o destino final", disse o oficial depois que militares e policiais equatorianos encontraram o submarino, de 25 metros de comprimento por três de largura, quando estava a ponto de terminar de ser construído em um estaleiro improvisado camuflado entre um manguezal próximo à fronteira com a Colômbia.

Loaiza afirmou que "se trata de um submarino porque pode navegar totalmente submerso. É um híbrido, por contar com sistemas de propulsão elétrico e a diesel que lhe permitem uma autonomia de doze dias e chegar a uma velocidade de até oito nós por hora".

A embarcação, de construção artesanal, à qual faltava a vedação da escotilha, foi localizada na sexta-feira passada no setor de San Lorenzo, província costeira de Esmeraldas (a noroeste e fronteiriça com a Colômbia), perto de várias barcos vazios, onde foram encontrados vestígios de cocaína.

Tem banheiro e capacidade para seis tripulantes, segundo o chefe de polícia, que declarou: "continuaremos neutralizando o tráfico de drogas" no Equador, considerado trânsito para as drogas e onde - segundo a ONU - ainda é inicipiente o cultivo da folha de coca.

"Em seu interior há uma grande tecnologia para navegar, tudo é eletrônico", afirmou o oficial, estimando que a construção do submarino, cuja estrutura é de fibra de vidro, demandou quatro milhões de dólares e teve a participação de engenheiros navais.

Em maio passado, foi descoberto um semisubmersível, de 15 metros de comprimento por três de largura e capacidade para quatro toneladas, sendo a primeira nave do tipo apreendida no Equador.

O submarino, que estava vazio e que, segundo as autoridades, era usado para transportar entorpecentes para os Estados Unidos e o México pelo Oceano Pacífico, foi encontrado na província costeira de El Oro (sudoeste, fronteiriço com o Peru).

Em 2009, as autoridades equatorianas destruíram dez laboratórios e apreenderam o recorde de 68,5 toneladas de drogas, inclusive 64 toneladas de cocaína."

(Fonte: France Presse - Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário