CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

FÓRUM TRANSNACIONAL DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

"O Instituto Crítica Radical promoverá, entre os dias 1º e 5 de agosto, o Fórum Transnacional da Emancipação Humana – Desafios da Humanidade e do Planeta, cujo principal objetivo é debater ideias sobre o atual momento do sistema capitalista, o qual, segundo os organizadores do evento, está em “colapso”, constituindo desta forma uma ameaça à humanidade e ao planeta, cujo desfecho pode representar o fim da humanidade e a destruição da natureza.

Os participantes do Fórum querem, segundo pregam, a construção de um ambiente favorável para o pensar e o agir emancipatórios, contribuindo para que integrantes dos movimentos sociais de vários países, e também locais, apropriem-se da problemática, difundindo novas ideias e conceitos, com base na crítica radical do valor e do fetichismo, debatendo as mais recentes elaborações, reflexões e pesquisas de uma crítica social avançada.

Com a realização do fórum, o grupo pretende ainda avançar na compreensão crítica do mundo e fundamentar a atividade teórica e prática dos movimentos sociais, que se colocam no terreno da transformação das condições de “dominação fetichista” sobre os seres humanos, transcendendo o sistema produtor de mercadorias e inaugurando uma nova relação social.

O evento, que será realizado na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), é fruto de uma parceria entre o Crítica Radical, a UFC e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). O público alvo são pesquisadores, professores, estudantes e trabalhadores dos diversos movimentos sociais, estando também aberto à população.

Os conferencistas do Fórum serão: Anselm Jappe, doutor em Filosofia e Ciências Sociais, professor e ensaísta alemão; Gérard Briche, doutor em Filosofia, professor e ensaísta francês; Luis Andrés Bredlow, doutor em Filosofia e diplomado em Ciências Sociais, professor e ensaísta espanhol, editor da revista Mania; Felicidad Espinoza Soto, mestra em Desenvolvimento Rural, Ciências Ambientais e a bióloga na Espanha; Além de Jorge Paiva, ensaísta e integrante do Instituto Crítica Radical de Fortaleza.

As inscrições podem ser feitas através do site www.forumdaemancipacaohumana.org

Também no endereço eletrônico, estão disponíveis a programação do evento e informações adicionais, como os perfis dos conferencistas que participarão do fórum.

O Grupo Crítica Radical conta com a participação da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, e da ex-vereadora Rosa da Fonseca."

DADOS

Horário: 1º à 5 agosto 2010
Local: UFC-Universidade Federal do Ceará - Concha Acústica (Av. da Universidade com 13 de Maio - Benfica - Fortaleza - CE)
Organizado por: UFC e UECE

(Fonte: Por e-mail do Ademir Rocha - events@5setores.ning.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário