CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CIDADE MARAVILHOSA - RIO DE JANEIRO PODE SE TORNAR UMA DAS CIDADES MAIS SEGURAS DO MUNDO

"Rio pode se tornar uma das cidades mais seguras do mundo, diz ex-prefeito de Nova Iorque ."

"O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani disse nesta quinta (3/12) que a cidade do Rio de Janeiro poderá se tornar uma das mais seguras do mundo. Responsável pela implantação da política de “tolerância zero” em Nova York, ele discursou para guardas municipais do Rio e disse que a Copa do Mundo e as Olimpíadas são eventos importantes para ajudar nos esforços de ordenamento urbano.

Ao lado do prefeito Eduardo Paes, Giuliani elogiou as políticas de segurança pública de resgate das comunidades sob influência do tráfico e enfatizou ser necessário levar para esses locais escolas, serviços sociais e atividades para as crianças.

Prefeito de Nova Iorque entre 1994 e 2002, Giuliani aplicou a teoria da “janela quebrada”. Segundo ela, se uma janela quebrada não for consertada, a tendência é a depredação das outras. Com isso, todos os delitos, independentemente da gravidade, passaram a ser reprimidos em Nova Iorque, levando a uma expressiva redução nos índices de criminalidade.

“Tem que concentrar nos grandes e nos pequenos problemas. Eu acredito na teoria da janela quebrada, da tolerância zero. Você tem que ter atenção nas grandes e nas pequenas coisas. E também tem que tornar a comunidade mais segura, mais limpa, mais saudável, além de educar as crianças”, disse Giuliani, após visitar uma escola municipal no Complexo do Alemão.

O ex-prefeito não quis comentar sobre o seu futuro político e se mostrou otimista com o rumo das políticas públicas no Rio. “Acho que estão progredindo. É uma longa estrada, que leva um longo tempo. Isso me tomou seis ou sete anos para realmente mudar a cidade de Nova Iorque. Não foi feito em um dia, um ano ou dois anos.”

Sobre a escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, Giuliani afirmou ter ficado desapontado pela derrota dos EUA, mas se disse feliz pela escolha do Brasil: “Isso dará a vocês um grande objetivo, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, para seguir. E trará muitos recursos para a cidade.”

Durante sua visita ao Rio,Giuliani ainda se encontrou com o governador Sérgio Cabral, quando discutiram questões relacionadas à área de segurança, com foco na Copa do Mundo e nas Olimpíadas."

(Fonte: Agência Brasil e Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário