CIVITATE - INCENTIVADORES

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DESEMBARGADOR MORRE EM FORTALEZA

"Faleceu, na manhã desta quinta-feira (03/12), o desembargador Wilton Machado Carneiro, de 64 anos, natural de Fortaleza. O magistrado foi vítima de ataque cardíaco, às 6 horas e 30 minutos, em sua residência, à rua Lineu Jucá, nº 486, Vila União.

O magistrado era filho de Júlio Carneiro da Silva e de Maria de Lourdes Machado Carneiro. Pelo critério de antiguidade, Wilton Machado Carneiro foi empossado no cargo de desembargador na última quinta-feria, dia 26 de novembro do corrente ano.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira, declarou ponto facultativo no dia de hoje e luto oficial durante três dias no Poder Judiciário do Estado do Ceará.

O corpo do magistrado será velado na Capela Nossa Senhora de Fátima, no 1º andar do Palácio da Justiça desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra, no Cambeba. O sepultamento ocorrerá no final da tarde de hoje, no Cemitério Parque da Paz.

Antes de ser nomeado para o cargo de desembargador, Wilton Machado foi titular da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária, desde o dia 26 de março de 1991.

A partir de agosto de 2009, assumiu, temporariamente, como desembargador do TJCE, na vaga do desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, convocado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como ministro interino, na vaga do ministro Paulo Galotti. Também já havia sido desembargador temporário no período de 2001 a 2003.

Wilton Machado Carneiro teve acesso à magistratura cearense, como Juiz Substituto, no dia 1º de outubro de 1971, na Comarca de Boa Viagem. Atingiu a vitaliciedade em 2 de outubro de 1973.

Exerceu a magistratura de 1º Grau nas Comarcas de Tianguá, Maranguape e Fortaleza, onde foi titular também da 10ª e da 19ª Vara Cível e da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária ( da qual foi titular até julho de 2009).

Entre outros cargos da magistratura, foi membro da 4ª Turma do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira; Juiz Auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e da 3ª Vara Criminal e Juiz Eleitoral em todas as Comarcas pelas quais passou, incluindo a 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza.

Natural de Fortaleza, Wilton Carneiro era formado em Direito pela UFC (turma de 1968). Começou a prestar seus serviços para a Justiça antes disso, aos 16 anos, como Escrevente do 1º Cartório Crime de Fortaleza.

Aos 18 anos, foi aprovado em concurso público para "Escrevente Compromissado”, transformado no cargo de Analista-Adjunto do Fórum Clóvis Beviláqua.

O magistrado era membro-nato do Instituto Cearense de Estudos Tributários e filiado ao Instituto dos Magistrados Brasileiros."

(Fonte: Site do Tribunal de Justiça - CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.