CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 11 de maio de 2009

UM PM DO RIO DE JANEIRO É EXCLUÍDO DA CORPORAÇÃO A CADA QUATRO DIAS


“A cada dois dias, um inquérito policial-militar (IPM) é aberto na PM do Rio e, a cada quatro, um policial é expulso da corporação. Levantamento feito pela Corregedoria de Polícia Militar do Rio, a pedido do GLOBO, revela que a instituição, considerada a que mais pune seus integrantes, expulsou nos últimos dez anos 920 policiais e instaurou 2.505 IPMs. Só nos três primeiros meses deste ano, foram 51 expulsões.

Também no Tribunal de Justiça cresce o número de processos oriundos de Conselhos de Justificação, responsáveis pela expulsão de oficiais. Nos últimos seis meses, foram instaurados seis processos envolvendo dez oficiais, entre eles o tenente-coronel José Carlos Dias Azevedo; o major Fabio Guttman; e o capitão Wellington da Silva Medeiros. Eles são acusados de negociar com o chefe do tráfico da Cidade de Deus a diminuição das operações policiais, em troca de R$ 120 mil por mês.

Dos 85 processos contra oficiais impetrados desde 1987, apenas dez resultaram em demissão. Outros 27 oficiais foram reformados e dois, enviados para a reserva. Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a legislação atual é o maior entrave para a depuração do oficialato. Segundo ele, enquanto os casos dos oficiais têm que ir aos tribunais de Justiça, a expulsão dos praças é julgada administrativamente. Beltrame acredita que a legislação tem que ser mudada.”

(Fonte: O Globo)

2 comentários:

  1. É lamentável saber disso. Funcionários pagos com dinheiro público, trabalhando contra a população.
    Sei também que, se não houvessem brechas na lei, seria ainda mais alarmante esta estatística, pois infelizmente muitos dos PMs , de todos os estados são subornáveis, assim como em qualquer profissão. Isto é Brasil, não é congresso? Não é senado?

    ResponderExcluir
  2. Porque o policial é sempre criticado pela população? eles não tem apoio de nimguem.
    Se um bandido morre em combate com a policia e os parentes do marginal vai pra rua fazer passeata, o governo expulsa os policias pra dar resposta a sociedade, sem ao menos saber o que ouve, só pra ganhar votos.
    O unico que vi mandar averiguar antes de julgar foi o Secretario de ssp José Mariano Beltrame.exelente proficional

    ResponderExcluir