CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

NAPOLEÃO BONAPARTE

"PARA GANHAR UMA BATALHA BASTA USAR O CÉREBRO, PARA VENCER UMA GUERRA TEMOS QUE USAR O CÉREBRO E O CORAÇÃO."

CRONOLOGIA DE NAPOLEÃO BONAPARTE

1769 – Nasce Napoleão Bonaparte, na ilha da Córsega.

1779/85 – Napoleão freqüenta a Escola Militar de Brienne e de Paris, de onde sai Tenente de Artilharia.

1789/90 – Tomada da Bastilha. Proclamação da República. Começa a intervenção contra a Revolução Francesa. Revolta da Córsega contra os franceses.

1793 – Napoleão ganha sua primeira batalha e é promovido a general. Holanda, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Sardenha formam uma colisão contra a França.

1799 – Napoleão abandona suas tropas no Egito e embarca clandestinamente para a França, onde há uma atmosfera de crise aparecendo como salvador da pátria , efetua o golpe de Estado do Brumário.

1800/02 – vencendo os austríacos em Marengo, Bonaparte impõe-se e à Inglaterra. A concordata põe fim aos atritos entre a igreja e Napoleão. É declarado o Cônsul-perpétuo.

1805 – Terceira coalizão : Rússia, Áustria, Inglaterra, Prússia, Suécia, Nápoles e Alemanha. O exército organizado por Napoleão é derrotado pelos ingleses em Trafegar. Mas o Almirante Nélson morre em plena batalha. Com a vitória de Austerlitz, Bonaparte submete o Sacro Império.

1806 – Quarta coalizão formada pela Rússia, Prússia e Inglaterra. A batalha de lena marca o fim da resistência prussiana : Napoleão entra em Berlim.

1807 – Derrota da Rússia em Friedland e paz de Tilsit. É o apogeu do império napoleônico. Provisoriamente aliados, França e Rússia decretam o bloqueio econômico da Inglaterra.

1809 – Quinta coalizão formada pela Áustria, Inglaterra e Espanha.

1810 – Separado de Josefina, Napoleão casa-se com Maria Luíza da Áustria.

1812 – Campanha da Rússia. Encontrado um país devastado, Napoleão é obrigado a abandoná-lo devido ao rigoroso inverno – 400.000 soldados morrem na retirada; é o fim do grande exército.

1813 – Napoleão ganha as batalhas de Lutzen e Beuatzen, mas é derrotado em Leipzig. Atravessando o Reno, os aliados entram na França e ocupam Paris.

1814 – Napoleão foge para Fontainebleau e abdica do trono; embarca para Elba.

1815 – Restaurada a monarquia, Luiz XVIII sobe ao trono francês, mas a atmosfera de guerra civil favorece a volta de Napoleão e Luiz XVIII retorna ao exílio. Campanha da Bélgica: Napoleão é derrotado em Waterloo. Nova abdicação e embarque para Santa Helena.

1821 – Morte de Napoleão em 5 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário