CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 10 de maio de 2009

MEDO FAZ COM QUE APENAS UM TERÇO ACREDITE NA PM DO RIO DE JANEIRO

“A três dias de completar 200 anos, a Polícia Militar do Rio ainda não conseguiu vencer o seu maior desafio: conquistar a confiança da população, que vive até hoje o antagonismo entre reclamar do policial e exigir a sua presença. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) com 1.007 entrevistados revelou que apenas 34% confiam na corporação, contra 33% que não confiam e outros 33% que disseram não ter opinião formada. Ao mesmo tempo, 62% consideram que o policiamento é insuficiente e outros 59% ainda reclamam maiores meios e recursos (armas, veículos, sistemas de inteligência) para a tropa.

A pesquisa ouviu moradores de diversas classes sociais, em diversos pontos do estado, por telefone, no período de 17 a 22 de abril. Um dos destaques da pesquisa é que 49% dos entrevistados responderam ter como primeira reação sentir medo ou muito medo ao se deparar com uma blitz da PM. O medo cresce quando a pessoa mora no Centro (67%) ou na Zona Norte (54%).

No entanto, quando perguntados qual o motivo do medo, 49% dos entrevistados explicam que receiam se tratar de uma blitz de bandidos. Os demais temem o despreparo dos policiais (20%); outros, têm medo de sofrer extorsão (14%) e ainda há aqueles que declararam recear a violência policial (10%). O restante se preocupa com o preconceito por parte dos PMs e 4% não quiseram responder.”

(Fonte: O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário