CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A VIDA NO BRASIL NÃO É FÁCIL TODOS JÁ SABEM

Muitos brincam e dizem que no Brasil falta tudo: educação, saúde, segurança, respeito, vergonha na cara e por assim vai. É de fato um "país tropical, abençoado por Deus" como diz a letra da música de Jorge Bem Jor. É o país dos países, é aquele que se destaca pela sua natureza, pelo seu povo e pelas suas riquezas. É onde cabe todo o Mundo e onde todo mundo busca estar e se encontrar. Por isto, ainda faltando um pouco de cada coisa seria ainda assim um paraíso bom para se viver.

Todavia, o Brasil deixou de ser um paraíso ideal para viver já há algum tempo. Isto aconteceu quando cada cidadão que aqui vive começou a acostumar-se com o "constante fluxo de acontecimentos ininterruptos e padronizados" que são cometidos em escala nacional como se fossem produzidos em uma máquina industrial que não cansa e jamais descansa quando em sua função eterna está imbuída de produzir injustiças, maldades, desgraças e mortes de gente brasileira que nada além de viver e aproveitar nossa terra quer.

Ao funcionar incansavelmente a terrível "máquina do mal" acaba por produzir uma fumaça densa e escura que paira sobre o nosso país na qual estamos todos começando a sentir que de fato é melhor acostumar-se em menos ver do que tentar saber o porque estamos enxergando cada vez menos.

É como tento entender tudo que estamos vendo dia após dia em todas as nossas cidades do Brasil, uma agressão sem fim contra o cidadão brasileiro orquestrado, conduzido e aplicado por profissionais que representam o Poder Público, responsáveis e com funções profissionais voltadas para promover o bem estar social, a Segurança e a qualidade de vida de cada pessoa de bem que no Brasil vive ou de passagem está.

É uma falta de compromisso profissional público e respeito com o cidadão sem fim. Eu particularmente tenho que confessar que mal tenho tempo hábil para comentar um caso qualquer, no qual busco dar um parecer técnico mais preciso e científico para tornar mais elucidativo à situação estudada que logo sou bombardeado virtualmente por mais um, dois, três - um sem fim de novos casos noticiados diariamente cada um mais assombroso e pavoroso que o outro. Não consigo pensar em outra coisa a não ser admitir que o momento atual seja o de uma "Situação de Ataque" sem precedentes antes vistos no país, onde estão sob ameaça os Diretos do Cidadão devido à ineficiência pública em tornar os serviços prestados à sociedade mais atuantes, acessíveis e com excelência elevada para a sociedade geral brasileira.

A Falta de uma Polícia mais preparada, Educada para combater a criminalidade e a violência sem afastar-se da população assim como investimentos em materiais, acessórios e equipamentos tudo associado a um rígido processo de seleção e reciclagem podem ajudar a melhorar a imagem da Polícia brasileira.

E que o corporativismo não venha minimizar o cenário dizendo que existem bons casos disto e daquilo, programas e projetos de sucesso aqui e acolá. Reconheço que pode até ser, mas o fato é que: falta na Polícia do Brasil determinação e ética, qualidades que não fazem só um bom homem ou um policial melhor, mas também ajudam a construir civilizações inteiras e que são fundamentais e necessárias para o Brasil.

Digo tudo isto porque não tenho como entender como pode acontecer de Policiais a serviço do cidadão, funcionários públicos pagos com recursos vindos de impostos, ou seja, do próprio cidadão, ser capazes de ações contra pessoas de bem tão fatais e danosas como as que estamos constantemente vendo em nossos dias. Quando não são estes que torturam, batem e matam o cidadão aparece outro tipo até mesmo pior que aquele: o policial omisso.

Como se conformar quando somos roubados dentro da própria Delegacia quando estamos buscando exatamente ajuda e Segurança?

A quem devemos ligar quando somos assaltados, agredidos e torturados por aqueles que devem nos proteger e nos servir?

A Segurança Pública presente no Brasil é aparente e falha e isso é a minha posição particular. Não atende as necessidades imediatas sociais e ainda é ineficaz preventivamente e extremamente lenda e inconsistente ostensivamente quando pensada e utilizada para o enfrentamento contra o crime e a violência.

A sociedade como um todo deve buscar soluções para melhorar a Segurança Pública, mas antes devemos reconhecer que para o Brasil avançar e superar os desafios e as ameaças é ímpar considerar o narcotráfico e a criminalidade, conexas, constitui ameaças fortes para a estabilidade do Brasil em todas as Expressões de Poder Nacionais. É hora de aceitar que seja junto ou isolado, narcotráfico e criminalidade, têm efeitos nefastos e comprometedores ao progresso social e econômico em todos os nossos municípios e cidades brasileiras.

Enquanto continuarmos a aceitarmos enxergar cada vez menos e não buscar saber o porque estamos perdendo a visão vamos continuar a sentir que algo realmente está acontecendo e que nada podemos fazer. Ser refém de nossa própria omissão será nosso destino.

(Fonte: Fabrizzio Bonela Dal Piero - Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

Nenhum comentário:

Postar um comentário