O grupo armado de escopetas e fuzis teria invadido a unidade em busca do sequestrador Alex Sousa Ribeiro, conhecido como "Alex Gardenal".
Além de "Alex Gardenal", outros 9 detentos foram levados pelo grupo.
Durante a troca de tiros, o Sargento PM Assunção e um Agente Penitenciário foram feridos.
O maior sequestrador do Ceará fugiu - Alex Gardenal
Veja os nomes dos bandidos que foram resgatados na ação:
- Alex Gardenal
- Antônio Reginaldo de Araújo
- Edson Barbosa Andrade da Silva
- Francisco Mauro Gean de Lima
- Oziélio Chaves Vieira
- Francisco das Chagas Rodrigues
- Francisco Edverton Amaro Honório
Alguns dos resgatados teriam envolvimento com o furto ao Banco Central:
- Edésio Batista das Neves Sobrinho
- Fernando Carvalho Pereira
- Marcos Rogério Machado de Moraes
O último, Marcos Rogério, é conhecido como Rogério Bocão. Ele é o primeiro homem abaixo de Alemão, na hierarquia do PCC. Bocão havia sido preso em São Paulo.
Três carros foram usados na ação
Segundo a Polícia, um visitante rendeu 2 agentes penitenciários na portaria principal do IPPOO II. Nesse momento, homens armados chegaram em 3 carros, atirando nos policiais que estavam na guarita do presídio.
Os criminosos fugiram em 3 carros - um deles modelo Hilux e outro uma L-200, o outro foi trocado por um veículo modelo Santana, que foi tomado de assalto durante a fuga.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socorro Marques, a ação aconteceu durante o horário de visita aos presos.
Na hora, só havia 6 agentes penitenciários de plantão para mais de 500 presos e 2 deles foram rendidos por homens armados.
Presos estavam armados e provavelmente já esperavam pelo resgate
Ainda segundo Socorro, havia 8 armas (calibre 38 e pistolas .40) em posse dos presos, no momento da rendição dos agentes. Ela diz acreditar que os presos já esperavam pelo resgate.
Os fugitivos renderam os agentes no momento do atendimento jurídico, de acordo com informações do agente Caminha, diretor adjunto do IPPOO II
Pelo menos 3 vivências haviam sido abertas, para vigília, o que aumenta a suspeita de que os bandidos poderiam estar preparando a fuga, com antecedência. Entretanto, o diretor adjunto afirma que os fugitivos pertenciam a outra vivência, a nº1. Cada vivência possui em média 20 celas.
Sequência de Resgates de Presos nos últimos meses no Ceará
Resgate no 35º DP - 13/01/2011
Pela segunda vez o 35º DP, situado no bairro Curió, em Fortaleza - CE, foi invadido e teve os presos resgatados de sua carceragem. Na manhã do dia 13/01, por volta das 7 horas, três homens armados renderam o único inspetor de plantão e libertaram seis detentos.
Os presos envolvidos na fuga foram: Francisco Martins Silva de Sousa, Jéfferson da Silva Carvalho, Sandoval Mendes de Sousa, Wederson Leal da Silva, Elias Barbosa Galvão e Francisco Jonas de Abreu (baleado).
Resgate no 35º DP - 14/11/2010
Eram cerca de 10 bandidos que chegaram na delegacia e renderam o inspetor Sérgio, que estava de plantão. Depois de soltarem 13 presos, só restaram cinco na delegacia.
Os bandidos abriram a janela que dá acesso à delegacia, arrombaram a porta do cartório e entraram na unidade. Em seguida, o inspetor foi rendido, com uma pistola na cabeça, amordaçado e amarrado. “Eles mesmos pegaram as chaves e abriram as grades”, contou o inspetor. Antes de deixarem a delegacia, os bandidos prenderam o policial no xadrez.
Resgate na CPPL II em itaitinga - 10/06/2010
Durante um plano de resgate do assaltante preso e condenado a mais de 50 anos, Antônio Carlito Avelino, o “Boi”, ele e outros 12 detentos fugiram da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II, em Itaitinga - CE, na madrugada do dia 10 de 06 de 2010. A Ação de resgate foi ousada.
Dois bandidos foram resgatados do 29º Distrito Policial, localizado em Pajuçara, Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza - CE, no dia 04 de junho de 2010. A irmã de um dos presos chegou dizendo que ia levar o café-da-manhã para o irmão quando um homem que estava com ela disse que o policial permanente iria soltar o bandido.
O policial reagiu e os dois entraram em luta corporal. Neste momento, um outro homem veio, armado, e rendeu o policial. Os dois pegaram do policial as chaves da cela e soltaram o irmão da mulher, Antônio Bento Guilherme Neto, 28, e Julião dos Santos, 31. Para fugirem, os homens ainda trancaram o policial na cela.
Resgate da CPPL III itaitinga - 30/05/2009
(Fonte: Com informações do Plantão Policial, Jangadeiro online, Diário do Nordeste, O Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário