CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

NA ÉPOCA DA FOTOGRAFIA DE PAPEL 21

1987 - Policiamento Comunitário - Fortaleza/CE

Desde o Decreto Estadual n° 18.411, de 09 de fevereiro de 1987, que tratava dos Conselhos Comunitários de Segurança no Ceará, muitas outras transformações foram iniciadas no período do “Governo das Mudanças” (Tasso Jereissati). O Policiamento Comunitário foi uma delas. Naquele ano de 1987 era Tenente, P/3 do 5º Batalhão Policial Militar da PMCE, quando juntamente com o 1° Tenente PM Carlos Alberto de Oliveira, implantamos o primeiro PC - Policiamento Comunitário (bairro da Parquelândia – Fortaleza/CE). Tudo sob as ordens entusiastas do Comandante Geral da PMCE, Coronel PM José Israel Cintra Austregésilo, que era assessorado por oficiais tais como os Coronéis PM Carlos Alfredo da Rocha, Francisco Eudório Fernandes e outros. A foto mostra um dos PC's (o PC10), ante uma inspeção de rotina do Coronel PM Cintra (ao fundo).

1987 - 1º Pelotão da PMTUR - Fortaleza/CE

Quando era P/3 do 5º BPM em 1987, outra novidade daquele ano, foi a implantação da PMTUR - Policiamento de Turismo, subordinado à 1ª Companhia do 5º BPM/PMCE. A PMTUR foi iniciada com 07 viaturas, 01 Ambulância, 09 Barracas, 01 treyler, 02 boxes, 19 Cabinas e 60 revólveres calibre 38. O Capitão PM Francisco das Chagas Paiva, era o Comandante da 1ª Companhia e principal responsável pela PMTUR. O Estado-Maior da PMCE efetivou o projeto através da Ordem de Operações nº 01/87-PM-3.

1993 - Inauguração do Pelotão Ecológico - Fortaleza/CE

Em 1993 o Coronel PM Francisco Hamilton Rocha Barroso, inaugurou o Pelotão Ecológico da 4ª Companhia do 5º BPM/PMCE, na Avenida Raul Barbosa. Tive a oportunidade de implantar e ser o primeiro Comandante da 4ª Companhia. Juntamente com outros companheiros, desde 1989 que haviamos implantado um tímido Grupamento Ecológico na Praia da Sabiaguaba, com Quartel (GPM) construído com a ajuda da comunidade, coordenado pelo Aspirante PM Antônio Nirvando Monteiro Vieira. Naquela ano de 1993 não era mais o comandante da 4ª Cia/5º BPM, mais uma pessoa que ajudou muito desde o início foi a a Sra. Raimunda de Paula e Silva, grande líder e depois Vereadora de Fortaleza. Desde os "Mutirões Habitacionais" que "Raimundinha" lutava pela construção do Quartel.

2007 - Ex-Veradora Raimundinha - Fortaleza/CE

Anos depois dos embrionários GPM na Praia da Sabiaguaba, e do PPM na Aerolândia, o Pelotão Ecológico da PMCE foi elevado à condição de Companhia de Polícia Militar Ambiental - CPMA, no comando do Coronel PM José Gilson Liberato. Foi seu primeiro comandante o 1º Tenente PM Ghiorgiony Franklin da Silva e o Sub Comandante, o 2º Tenente PM Kleber Nóbrega Vieira. Quando assumi o Comando da PMCE em 2007, fui homenageado pelos moradores da área, coordenados pela ex-Vereadora Raimundinha, na sede da CPMA, conforme imagem acima. Meses depois, no dia 09 de julho daquele ano de 2007, recebi com surpresa notícia dando conta do falecimento daquela líder da Aerolândia, Lagamar e Adjacências. Não restou dúvida em homenageá-la e institucionalizar a CPMA, haja vista que até então a Companhia funcionava somente por Portaria. Atendendo pleito de uma Exposição de Motivos do Major PM Erik Oliveira Onofre e Silva, envidamos esforços em abrir um Processo (SPU n° 07183013-8, de 31/08/2007), dando o nome da CPMA de Senhora Raimunda de Paula e Silva. A proposta foi transformada no Decreto Estadual Nº 29.037, de 25/10/2007. Tive o prazer de conhecer a estimada Raimundinha desde 1988. Atualmente um novo Quartel encontra-se sendo construído no local.

(Fonte: Álbum do Cel PM Adail Bessa de Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário