CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UVA COMPLETA 42 ANOS

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) completa 42 anos de fundação amanhã, 23/10, mas as comemorações estão sendo realizadas desde o último dia 5 e continuam até o fim deste mês nos campi de Sobral, na Região Norte do Ceará. Hoje, estão programados o encerramento do VII Encontro de Iniciação à Docência, a continuação do I Encontro de Extensão Universitária e o III Festival Universitário da Canção. Os dois eventos têm como tema: “Docência e Prática Acadêmica”.

O “Outubro UVA” reúne atividades diversificadas nos campi Betânia, Junco e Cidao até o próximo dia 30. A VII Semana do Livro e da Biblioteca é outra atividade cultural que começa na próxima segunda-feira, 25, às 8 horas.

No mesmo horário está programado o curso “Contação de História” com a professora Valdelice Costa, na Biblioteca Central. No mesmo local, à noite, haverá apresentação do Coral de Vozes da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil.

Para o reitor Antônio Colaço Martins, a Universidade Estadual Vale do Acaraú comemora mais de quatro décadas de atividades promovendo o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida no semiárido cearense.

A Universidade oferece atualmente, mais de 20 cursos de graduação - bacharelado e licenciatura-, mais de uma dezena de cursos sequenciais e ainda, 17 cursos de pós-graduação, além dos cursos de língua incluindo até o japonês.

A professora Palmira Soares de Mesquita, que é vice-reitora e coordena o “Outubro Uva” diz que os 42 anos da universidade estão sendo lembrados em cada atividade realizada, festejando o esforço dos que contribuem para o crescimento da Universidade.

Na terça-feira, 26, pela manhã, estudantes do ensino médio das escolas pública de Sobral irão participar do evento “UVA de Portas Abertas”, no campus Betânia. Será uma programação toda voltada para os estudantes que já estão próximos de ingressar na universidade.

O mesmo evento será realizado na quarta-feira, 27, no período da tarde. Todos os eventos comemorativos se encerram no sábado, 30, quando serão entregues os troféus e medalhas aos vencedores da terceira edição dos Jogos Universitários e do II Festival Universitário da Canção.

E-MAIS

  • A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi criada pela Lei Municipal nº 214 (2310/1968) pela Prefeitura de Sobral. O nome se deve ao Rio Acaraú.

  • O Poder Executivo Estadual, pela Lei 10.933 de outubro de 1984, criou a UVA sob forma autárquica, UVA, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede em Sobral e jurisdição em todo o Ceará.

  • A UVA foi transformada de autarquia especial em Fundação pela Lei 12.077-A (1º de março de 1993). E foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará pelo Parecer 318, homologado pelo então governador Ciro Gomes e pela Portaria Ministerial de 31 de maio de 1994.

(Fonte: Com informações da reportagem de Rita Célia Faheina - Jornal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário