CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 16 de outubro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTA MADRUGADA NO BRASIL

"O horário de verão começa nesta madrugada de sábado para domingo (16 para 17/10) e deverá proporcionar uma redução de cerca de 0,5% no consumo de energia elétrica nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País. Isso corresponde a 174 megawatts/hora (MWh) no Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh no Sul. E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente. A estimativa foi feita pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

À meia-noite de sábado para o domingo, os moradores dessas regiões terão de adiantar os relógios em uma hora. A medida vai valer até zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011.

Segundo o secretário de Energia Elétrica, esse porcentual de redução de 5% na demanda é o mesmo dos anos anteriores. O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre 19 horas e 21 horas, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.

Consumo

Os cálculos do Ministério de Minas e Energia são de que as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul terão uma redução de energia de 5% no horário de pico, entre 19h e 21h, durante os cinco meses do horário de verão. No Sudeste e no Centro-Oeste, a diminuição esperada nos horários de pico é de 1.945 MWh e na região Sul a previsão é de que sejam consumidos menos 585 MWh. Esses números equivalem a 62% da energia consumida na cidade do Rio de Janeiro ou duas vezes o que gastam os moradores de Brasília e a 75% do que é consumido em Porto Alegre.

Este ano, ao contrário do que ocorreu em 2006, o início do horário de verão não será adiado por causa do segundo turno das eleições, no próximo dia 31 de outubro. Isso porque, de acordo com o secretário Ildo Grüdtner, as urnas eletrônicas agora estão programadas para fazer automaticamente a alteração no horário, e, assim, a realização do pleito não será afetada.

Alteração no sono

Ao mesmo tempo que os dias ficam mais longos, aumenta a dificuldade para acordar nos primeiros dias do horário de verão. No entanto, Flavio Alói, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que a mudança do horário tem pouca interferência para o relógio biológico.

"As pessoas atribuem a sensação de mais cansaço ao acordar ao novo horário, sem considerar o estresse diário, a ingestão de café ou de álcool em excesso ou o sedentarismo", diz. "Acaba sendo só um disparador de que o ritmo do organismo não vai bem."

Para contornar os efeitos, ele sugere, além de mudança de hábitos, dormir progressivamente mais cedo. "Quem deita à meia-noite pode ir às 23h45, depois às 23h30, e assim até as 23 horas." Para as crianças, a alteração dos ponteiros é mais significativa só nos três primeiros dias. "Embora necessitem de horas de sono para o desenvolvimento, elas têm uma vida mais saudável e sem tantas preocupações", afirma Alói.

Voos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as companhias aéreas vão seguir o horário de verão desde a hora da virada, mas recomenda aos passageiros que procurem as empresas em caso de dúvida.

Horário dos bancos

Nos Estados em que não vigorará o horário de verão, as agências bancárias deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os Estados são Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. As exceções são os municípios listados abaixo, que manterão inalterados seus horários de atendimento:

* Manaus (AM);

* Belém (PA) e região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará;

* Fortaleza (CE) e região metropolitana: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante;

* Recife (PE) e região metropolitana: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista;

* Salvador (BA) e região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.

Loterias

Os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal continuarão sendo realizados a partir das 20h (horário de Brasília), com encerramento de recebimento de apostas uma hora antes do sorteio, ou seja, 19h (horário de Brasília). Nas localidades onde não vigora o horário de verão, o apostador deve se programar e registrar o seu volante até as 18h, no horário local."

(Fonte: Agência Estado e iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário