CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

RESGATE DE MINEIROS NO CHILE


"Em noite histórica, Chile começa a resgatar mineiros."

"Após 69 dias de espera, uma noite histórica. Às 23h08 de terça-feira (12/10) teve início o resgate dos 33 homens presos na mina San José, no Chile, uma história dramática que chamou a atenção de todo o mundo e que promete ter um final feliz.

Foi uma longa espera. A terça-feira foi de ansiedade e nervosismo no acampamento Esperança, onde familiares vivem desde o acidente, e as informações desencontradas sobre o horário em que começaria o resgate fizeram a tensão aumentar.

Autoridades afirmaram que a operação começaria às 20h, depois “a partir das 18h” e, ainda, às 22h. Enquanto isso, jornalistas aguardavam em uma plataforma de observação e familiares se dividiam pelo acampamento: os mais próximos assistiam a tudo em um local fechado para a imprensa; os demais acompanhavam a transmissão ao vivo em telões ao ar livre e dentro da cafeteria.

A comoção ganhou força no momento em que o paramédico Manuel Gonzáles entrou na cápsula Fênix e desceu 622 metros, até encontrar os mineiros no refúgio onde ficaram presos desde 5 de agosto. Foram muitos aplausos e gritos de “Chi Chi Chi Le Le Le”, o ‘hino’ preferido dos chilenos.

Depois de 16 minutos, Gonzáles chegou ao refúgio e cumprimentou os mineiros, uma imagem impressionante transmitida ao vivo para todo o mundo.

Após receber algumas orientações do paramédico, Florencio Ávalos, o primeiro mineiro a ser resgatado, entrou na cápsula Fênix e, cerca de 15 minutos depois, às 0h10, chegou à superfície a salvo. Do lado de fora da mina, seu filho Byron, de sete anos, esperava por ele muito emocionado. No acampamento, familiares e jornalistas não conseguiram conter as lágrimas, enquanto o céu do deserto do Atacama foi enfeitado por balões com a bandeira chilena, lançados ao ar durante a comemoração.

"Número mágico"

Depois do resgate bem-sucedido de Ávalos, o presidente do Chile, Sebástian Piñera, que acompanha toda a operação de perto, fez um discurso exaltando a união dos chilenos em dois momentos difíceis que enfrentaram em 2010: o terremoto seguido de tsunami em fevereiro e o acidente na mina San José.

"Quando o Chile se une, somos capazes de grandes coisas", afirmou Piñera. "Quero convidar a todos os chilenos que tenham esse compromisso não apenas nas adversidades".

Piñera também chamou a atenção para o fato de que o primeiro mineiro deixou a jazida no dia 13/10/10. Os três números juntos somam 33, o “número mágico” da mina San José: 33 mineiros; 33 caracteres no bilhete que mandaram à superfície (“estamos bien en lo refugio los 33”); e 33 dias de perfuração.

Dono da festa

O segundo mineiro resgatado, Mario Sepúlveda, roubou a cena. Considerado o mais comunicativo entre os trabalhadores (foi ele quem fez a apresentação de todos no primeiro vídeo gravado dentro da mina), Sepúlveda ainda estava subindo na cápsula Fênix quando começou a gritar “Viva Chile Mierda!”.

Um integrante da equipe de resgate pediu que ele se apressasse, ao que Sepúlveda respondeu: “já vou, já vou”, provocando risos entre os presentes. Ao chegar a superfície, ele abraçou a mulher, chamou o ministro da Mineração, Laurence Golborne, de “chefão”, e distribuiu pedras da mina para ele e o presidente Piñera.

Muito animado e bem disposto, ele ainda foi até a grade de onde os resgates eram observados e comemorou com os “torcedores”, Depois, em entrevista coletiva, falou sério e disse esperar que o acidente provoque “mudanças profundas” nas condições de trabalho dos mineradores.

Ele ainda pediu para que a opinião pública não trate os trabalhadores da mina San José como artistas. “Quero que continuem me tratando como trabalhador, como mineiro”, afirmou.

Tranquilidade

Após dois resgates bem-sucedidos, o clima mudou no acampamento Esperança. Mais esperançosas e otimistas, todos assistiam ao resgate com tranquilidade e, a cada mineiro, resgatado, faziam uma comemoração menos barulhenta. O forte frio ajudou a fazer com que o número de pessoas assistindo à transmissão dos trabalhos diminuísse, aos poucos.

O terceiro mineiro a ser resgatado, Juan Illanes Palma, chegou à superfície por volta das 2h10, com um sorriso no rosto. Quando lhe perguntaram sobre como tinha sido a “viagem” na cápsula Fênix, ele respondeu com bom humor: “Excelente. Foi como um cruzeiro”.

Por volta das 3h10 foi a vez do boliviano Carlos Mamani, único não chileno entre os mineiros; cerca de uma hora depois foi resgatado Jimmy Sánchez, o mais novo do grupo. Devido a uma manutenção na cápsula responsável pelo transporte, o sexto mineiro, Osmán Araya, só voltou à superfície por volta das 5h30 desta quarta. Sétimo a ser retirado da mina, o viúvo José Ojeda foi recebido pela enteada ao chegar à superfície, por volta das 6h21.

O oitavo a ser resgatado foi Claudio Yañez, solteiro e pai de duas filhas. Mario Gómez Heredia, 63 anos, foi o nono a chegar à superfície. Mais velho do grupo de trabalhadores presos a cerca de 700 metros, ele trabalha como mineiro desde os 12 anos de idade.

Todos serão levados ao hospital de Copiapó, cidade a 45 km da mina, onde ficarão por pelo menos 48 horas. Como cada resgate leva cerca de uma hora, a previsão é que a operação continue durante toda a quarta-feira. Se tudo correr conforme o planejado, em breve todos os mineiros estarão bem – agora em suas casas."

(Fonte: Luísa Pécora - iG)

Um comentário:

  1. Qual conclusão que tiramos desta passagem da Qual a conclusão de vida e da operação de resgate? Acredito que este acontecimento não foi só um acidente frequente de uma mina.Vamos raciocinar vários fatôres,espiritual,religioso,profissional neste acontecimento.O momento atual que vivemos no mundo tôdo de tanta violência,guerras,falta de amor com o proximo,falta de UNIÃO,respeito,honestidade,patriotismo,
    estrutura de amor nas FAMILIAS,FÉ EM DEUS,etc.
    Tenho a certesa que DEUS nos enviou este momento para refletir-mos, o valôr da vida,o renacimento é possivel.Quando você pensar quer estar derrotado de uma grande deficuldade,pense neste acontecimento.A mãe terra gerou estes 33 irmãos durante 69 dias dentro de sua mina e agora em um momento belissimo do renascimento do mesmo modo que nascemos por um canal estreito e é recebido por tôdos, do mundo tôdo, como JESUS veio ao mundo.Estou pensando que o NATAL não foi em Dezembro como nós pensamos, foi nesta data tão linda,dia em que nossa Senhora apareceu aos três meninos no dia 13.Nós vimos o poder de uma liderânça motivadora como é capaz de gerar forças em um grupo superando até a falta de alimentos para uma sobrivivência sem esperânças.Sempro eu digo que temos uma fôrça espiritual muito forte e temos quer saber lidar, por intermédio desta fôrça temos uma palavra chave que é DETERMINAÇÃO.O rio somente alcança seus objetivos porque aprende a superar os obstáculos,seje como ele.Abraço à tôdos, e que nosso DEUS nos protejam á nossas famílias e aos nossos irmãos Chilenos.

    ResponderExcluir