CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TERREMOTO E TSUNAMI MATAM NESTA TERÇA-FEIRA

"Pelo menos 113 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas na costa oeste da Indonésia, atingida por um forte terremoto seguido de tsunami nesta terça-feira (26/10). O tremor de 7,7 graus de magnitude atingiu a região das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra.

O chefe do Parlamento das ilhas Mentawai, Hendri Dori Satoko, afirmou que as grandes ondas estão dificultando o trabalho das equipes de resgate, que não conseguem chegar às zonas mais afetadas. Pelo menos dez vilarejos foram devastados pelo tsunami.

Helicópteros não conseguem pousar na área por causa da forte chuva e barcos também não conseguem chegar às ilhas porque o principal píer da região foi completamente destruído. As autoridades também estão enfrentando dificuldades para conseguir informações precisas sobre o desastre por causa da cobertura telefônica ruim.

Segundo autoridades locais, o tremor destruiu a maioria das casas localizadas no vilarejo costeiro de Betu Monga. No vilarejo de Muntei Baru, ondas de cerca de três metros destruíram 80% das construções.

"O setor de segurança ouviu pessoas dizendo que não puderam segurar seus filhos, que eles foram arrastados", afirmou Hardimansyah, um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca. "Todo mundo saIu correndo", disse uma moradora. "Ficamos olhando para trás para ver se uma onda estava vindo", acrescentou outra mulher.

Surfistas

As Ilhas Mentawai são um destino turístico muito popular entre surfistas. O Departamento de Relações Exteriores da Austrália está tentando contactar um grupo de surfistas do país, com entre oito e dez integrantes, que está desaparecido desde o tsunami. Outro grupo de surfistas australianos informou que seu barco foi destruído por uma "parede de água".

O capitão Rick Hallet disse à imprensa da Austrália que sua embarcação estava ancorada perto da ilha Pagai, uma das maiores do arquipélago, quando as ondas vieram. "Nós sentimos o barco tremer por baixo. Alguns minutos depois ouvimos um barulho terrível", disse ele. "Eu logo pensei em um tsunami. Eu olhei para o mar e foi aí que vi uma parede de água branca vindo em nossa direção."

Segundo o capitão, a força da onda fez com que outros barcos batessem no dele e causassem um incêndio, forçando as pessoas a pular no mar.

A Indonésia está localizada no chamado "anel de fogo do Pacífico", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em setembro de 2009, mais de mil pessoas morreram em um terremoto na ilha de Sumatra.

Na segunda-feira, um terremoto de 7,5 graus de magnitude havia atingido o país, sem causar danos ou vítimas. O tremor provocou um alerta de tsunami para o país, que foi retirado cerca de duas horas depois."

(Fonte: iG, Uol e Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário