CIVITATE - INCENTIVADORES

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUADRILHA MATA EM ASSALTO O 15º POLICIAL NO CEARÁ EM 2010

Uma tentativa de assalto ao posto de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), localizado no quilômetro 63 da BR-304, no Município de Aracati, do Litoral Leste do Ceará (a 160 Km de Fortaleza), terminou em tiroteio e na morte de um policial militar, além do roubo de um fuzil da PM e ferimentos em outras três pessoas, entre elas, dois dos integrantes da quadrilha.

O ataque ocorreu por volta de 13 horas de ontem, domingo (24/10), quando o posto era guarnecido por três militares. Um grupo formado por cinco homens, usando armas de grosso calibre, tentou render o destacamento e, logo no começo da ação criminosa, executou sumariamente o cabo PM Afrânio Lima de Souza, 42 anos, que era destacado na Companhia Provisória do Eusébio, pertencente à 3ª Cia do 6º BPM (Maracanaú). O cabo recebeu um tiro de escopeta do rosto e teve morte quase imediata. Já o soldado PM Tenório reagiu ao ataque e trocou tiros com os assaltantes, conseguindo ferir dois deles.

Um caminhoneiro, que havia parado seu veículo ali e caminhava em direção a uma barraca de venda de lanches ao lado do posto de fiscalização, acabou sendo atingido nos braços pelos estilhaços dos tiros de escopeta calibre 12. Quando perceberam que dois comparsas havia sido baleados, os demais assaltantes trataram de socorrê-lo. Colocaram rapidamente os feridos na caçamba de uma caminhoneta modelo S-10, preta, e fugiram dali em disparada, pela BR-304 em direção ao vizinho Estado do Rio Grande do Norte. Levaram um fuzil da PM, de calibre 5.56, e 20 cartuchos intactos.

Quando o tiroteio cessou, os demais policiais que estavam no alojamento da PM ao lado do posto socorreram o colega com a ajuda de funcionários da Sefaz. O cabo Afrânio chegou a dar entrada na Emergência do Hospital Municipal de Aracati, mas morreu em seguida.

Ainda no meio da tarde, a Polícia informou que os bandidos haviam abandonado a S-10 no Município de Baraúnas (RN) e prosseguido na fuga em um Honda Civic roubado.

Assalto

"Foi uma ação muito cruel, covarde e audaciosa", disse à Reportagem o subtenente PM Marcos Aurélio de Aguiar, comandante da patrulha que estava fazendo a segurança do Posto da Sefaz. Segundo ele, os ladrões aproveitaram o momento em que o cabo ficou só.

Ainda segundo o militar, a intenção do grupo certamente era dominar os PMs e, em, seguida, invadir o posto para roubar todo o dinheiro que fora arrecadado em ICMS desde a tarde da última sexta-feira.

POLICIAIS ASSASSINADOS NO CEARÁ EM 2010

Com o caso acima do Cabo PM Afrânio Lima de Souza, esse é o 15º policial assassinado no Estado do Ceará somente em 2010. Os outros 14 casos de policiais assassinados no Ceará são: 02 Policiais Civis (01 em Brejo Santo e 01 Fortaleza); 01 Policial Rodoviário Federal (bairro Pio XII, Fortaleza) e outros 11 PMs (02 PMs em Barbalha; 01 em Paraipaba, no caso o Cabo PM José Robério Braúna de Matos; O1 em Crateús, o Soldado Edson Bonfim de Souza, que havia sido baleado há dias em Novo Oriente; 03 em Fortaleza, sendo os Soldados PM Marcondes Sampaio de Menezes e José Regineudes Freitas, e o Cabo Duarte, que se encontrava internado vítima de agressão a bala PM no IJF; 02 em Caucaia; 01 em Maranguape e 01 PM em Eusébio, também na Grande Fortaleza).

(Fonte: Com informações dos Jornais O Estado, O Povo, Diário do Nordeste e Blogosfera Policial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.