CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 8 de julho de 2009

POLÍCIA FEDERAL REGULAMENTA ARMAS NÃO LETAIS PARA SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL

"A Polícia Federal regulamentou, via portaria, o uso de armas não-letais para os cerca de 410 mil seguranças particulares de todo o país. A categoria tem quase o mesmo contingente de policiais militares, 411 mil, segundo o Ministério da Justiça. Os seguranças estão liberados a usar este tipo de armamento desde 2007, mas, agora, segundo portaria do dia 25 de junho, terão de fazer um curso específico.

A portaria determina ainda que só os vigilantes que trabalham em bancos, fazem transporte de valores ou escolta armada de caminhões de carga podem usar armas de calibres 32 e 38. Mas todos vão poder agora usar armas não letais, antes exclusivas da polícia e guardas municipais, entre elas o spray de pimenta, as algemas e a pistola de choque. Todo esse material só entra no Brasil com autorização do Exército e o uso é fiscalizado pela Polícia Federal.

A pistola de choque, por exemplo, usa uma munição com alcance de até dez metros.

- Nesse disparo saem dois feixes, que paralisam os músculos voluntários. Os involuntários, coração, pulmão, que causam morte, a arma não para - explica o empresário Flávio Sandrini.

Além do curso de formação, que é obrigatório, os vigilantes vão ter que fazer também um curso específico.

- Isso para melhorar o treinamento dessas pessoas já que esse armamento não-letal é feito para não causar dano, mas deve ser bem utilizado para atingir essa finalidade - afirma o delegado da Polícia Federal Guilherme Lopes Madarena."

(Fonte: O Globo)

13 comentários:

  1. o viglante e tratado como un nada na saciedade e na ten respeito sobre o publico nao ten lei que o faça ter respeito e mais um motivo de gozaçao

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde;
    Uma pequena pergunta quanto ao uso destas armas, um vigilante que está com seus cursos em dia, porém não está na função, por exemplo um vigilante exercendo a função de porteiro, ou ainda free lancer em eventos, poderão usar, algemas, spray de pimenta,ou até mesmo pistola de choque sem infrigir a lei ora promulgada?

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente hoje no Brasil os profissionais da área de segurança encontran-se muitas as vezes em uma sinuca a qual não tem como vencer;
    Nos casos de ocorrências se reagem e matam o assaltante, correm o risco de ser preso, se faz o contrário ou, seja, não reaje é demitido, sem falar que algumas empresas não fornecem o respaudo necessário nestes casos.

    ResponderExcluir
  4. sou um vigilante legalizado pela policia federal
    estou com meu curso em dia
    achei muinto ótimo esa lei que a policia federal liberou a arma nao letal para nos
    só acho ainda que deveria liberar o porte de arma para o vigilante
    pois quando o pcc ataca eles nao atacam só a pm,civil,guardamunicial bombeiro mais sim a nos tanbem pois estamos do lado da justiça pronto para combater o crime independente se organizado ou nao
    somos ameassado frequentemente , eles pegam nossa familia para nos facilitarmos o ascesso deles em banco,empreza etc
    gostaria que os senhores pensasem um pouco nisso e nos desem um pouco mais de segurança para nos posamos dar segurança tanbem

    ResponderExcluir
  5. Interessante a proposta da DPF de permitir que vigilantes utilizem armas não letais.
    Em toda via Deixo abaixo ao nobre Coronel e colegas de profissão algumas perguntas.

    1: Qual será o "tamanho"da burocracia para possuirmos armas não letais?

    2: Seu preço será acessível?

    3: Quando tal armamento se tornar popular (se acontecer) entre vigilantes e afins, e a mídia cancerígina que assola este país começar a lançar uma quantidade incontável de matérias contra, o governo vai ceder?

    4: Em caso de assaltos com arma de fogo, como devemos proceder?
    * Reagir com um armamento não letal?
    *Esconder tal objeto?
    * Temer pela própria vida, uma vez que tal arma causa um volume idêntico a uma arma de fogo, e considerando o fato de que um meliane ao percebê-la (ele não é letal) vai primeiramente atirar e depois anunciar assalto (não se mova, xiii já morreu)?

    5: Deveremos passar por curso especifico?
    * Tal curso nos permitira adquirir conhecimentos médicos, uma vez que ao utilizarmos tal recurso em cardíacos, poderíamos causar infartos etc.?

    Trabalho em um banco (5x2) de segunda a sexta, e para não passar por necessidades com este salário insuficiente tenho que aos finais de semana fazer bico em um ferro velho (onde quase tudo torna-se uma arma branca) não posso possuir uam arma de fogo, pois a idade minima é de 25 anos, o pior é que após atingir tal idade posso ter apenas o registro(a mesma não pode ser transportada do endereço especificado no DPF), isto significa que não posso portar arma em serviços particulares (bicos)
    É interessante que a lei n° 7102/83 em seu Art. 19 ( É assegurado ao vigilante) inciso II (porte de arma, quando em serviço) também nos coloca na berlinda quando idem a lei determina que somente empresas e não cooperativas e pessoas fisicas (com curso e devidamente regulamentadas no DPF) podem ofertar ao mercado tais serviços.
    Ao menos deveriam nos permitir portar nosso instrumento de trabalho, quando estivermos trabalhando (particular), seria uma frase reduntade se o governo não negligenciasse o óbvio.

    * Um vigilante, vip, vigia, vig de cr etc... coloca sua vida em risco todos os dias para proteger a de outras pessoas que sequer, sequer lhes dão o devido valor e fazem idéia do perigo que correm ao realizar o simples ato de viver nesta sociedade.

    Como nos ensina um musico.

    Assim caminha a humanidade em passos de formiga e sem vontade.

    Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente com vc colega, tambem sou vig trabalhei o ultimo ano em uma empresa de vigilante que se chama B como supervisor foi o meu primeiro acesso em uma empresa de vigilancia patrimonial apesar de ter bastante experiencia como segurança.
    eu fiquei indignado de como o vigilante e tratado;e lamentavel a forma de como as empresas meutratam os vigilantes eu me sinto emvergonhado com tamanho desprezo e desrespeito para com o ser humano. um profissional mau remunerado que da a vida para com as dos outros e e tratado como um numero a esquerda, e digo mais se alguma pessoa que por ventura estiver ´pensando em contratar uma empresa de segurança pense bem e cobre dessas empresas transparencia, ezija da empresa que esta prestando serviço total transparencia. afinal ainda tem algumas empresas serias no mercado, poocas mas tem. sopbre o porte de armas caro amigo, a policia federal deverie estudar a respeito a final somos segurança particular e nossa missaão e contribuir para que as pessoas tenha segurança seja ela particular vip ou em um banco se vc porta uma arma dentro de um banco no estacionamento de um shoppin porque nâo ter um porte. acho que não viu a quebra do monopolio do porte, ou do uso de armas...concorrencia não sera que vamos ter mudanca. o secretario de segurança de sâo paulo ja era, agora entrou sim um homen que vai colocar ordem na casa que diga o Denarc e olha vcs ai do Deic VÂO ser os proximos. parabéns ao novo secretario de sâo paulo. agora vai melhorar se Deus quiser...

    ResponderExcluir
  7. Foi um avanço para a segurança privada no brasil, apesar de ser uma arma não letal e de grande utilidade ainda temos que provar para as autoridades e sociedade que o agente de segurança tem a necessidade de portar arma de fogo, por isso temos que nos unir em todo Brasil e junto com os sindicatos regionais fazer um abaixo assinado solicitando ao orgão fiscalizador DPF que todos os profissionais da área de segurança mediante todos os testes aplicados devem ter o porte pessoal de arma de fogo, em vez de nós cidadãos ficarmos reclamando da impossibilidade de portar uma arma de fogo, devemos sim e cobrar dos políticos do senado federal através dos seus sites de comunicação a revisão deste material de apoio na vida do profissional de segurança, então vamos pensar nisso e correr atrás do nosso direito de proteção, vamos nos pronunciar através de nossos sindicatos regionais.ASP PAULO MELLO
    www.segurancaprivadadobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. bom tambem sou um vigilante e concordo plenamento com os colegas, porque assim como os pm,e tambem os civil nós vigilantes corremos risco de vida e somos ameaçado e já que nós temos porte de arma em serviço porqe não fora do serviço, porque as vezes queros fazer um serviço por fora ou seja particular para algum evento mais não estamos perdendo as nossas vaga para os PM, porque eles estão panhando o nosso serviço o qual é dado a nós e para nós fazemos curso somos treinado para proteger mais infelizmente não podemos porque não nos autorizaram o porte o qual é o objeto fundamental de uma segurança.

    ResponderExcluir
  9. sou vigilante trabalho em um banco fasso a segurança dos clientes que se encontram ali mas quando volto para casa volto sem segurança nenhuma quero saber como fasso para ter uma arma nao letal ela pode nao dar segurança total mas se vc se sentir ameassado por alguem por exemplo esses ladraozinhos de galinha se vc estiver com uma arma nao letal vc vai empedir e pode ate prendelo mobilizando seus musculos e chamando a policia e isso ai meus amigos de profissao vamos lutar pela uma segurança melhor.

    ResponderExcluir
  10. bom sou vigilante e escutei que dois quardas municipal de sao paulo impediram um militar que estava com cintomas de embreagues de usar sua arma de fogo significa que e uma arma potente tambem mas para uso particular.

    ResponderExcluir
  11. ola sou vigilante do rio de janeiro, eu acho que pistola de shoque é mais ideal não gera tanta polemica quanto arma de fogo, eu sei o problema gera uma arma de fogo, pois se liberarem em todo territorio nacional as pistolas de shoque para uso em segurança patrimonial e pessoal seria menos polemico por ter uma noticia por mês uma noticia de que uma pessoa é morta por arma de fogo.

    ResponderExcluir
  12. olá sou vigilante, e atualmente trabalho só em eventos(bico) e gostaria de deixar aqui o seguinte exclarecimento a PF só liberou o uso de arma não letal a vigilantes ligados a empresa de segurança ou seja nós que trabalhos em festas e boates não podemos usar, outra coisa eu moro em juazeiro-ba e aqui ser segurança e ser inimigo de bandido, quando um vigilante sai do seu posto de serviço dessarmado ele vira alvo facil de bandidos.

    fica aqui meu pedido tem uma lei pra ser aprovada que dar ao vigilante porte de arma pessoal se um pm e um civil pode portar uma arma fora de serviço pq uma viigilante não?
    as eleições estão chegando vamos ver quem votou a favor ou contra o porte de arma pra vigilante.

    tem um site que he um meio de acompalhar tudo que esta acontecendo no mundo da segurança particular.
    http://www.vigilanteqap.com.br/

    ResponderExcluir
  13. tudo isso é uma bosta meu
    se o vigilante não faz nada é demitido ou recolhido do posto
    até o cachorro manda no vigilante
    o cidadão e o marginal da na cara do vigilante e ele não pode fazer nada se não é mandado embora
    até a policia fode o vigilante a policia não meteu com a mulher e sai para rua para fuder vigilante trabalhador trabalha pra caralho ganha mau e só se fode
    o pm não se mata é legitima defesa e outro dia ele vai trabalhar
    se o vigilante mata tá fudido vai ficar preso se não tiver advogado se fudeu mais uma vez a empresa manda o advogado só pra retirar as armas
    o plicia não sai bonitinho para trabalhar e dando risada que matou mais um vagabundo

    ResponderExcluir