CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sexta-feira, 3 de julho de 2009

DEPUTADO ESTADUAL TOMÁS FIGUEIREDO DEFENDE SEGURANÇA PÚBLICA COM QUALIDADE

Informação Policial

Geoprocessamento da Informação

"O deputado Tomás Figueiredo Filho defende que a segurança pública seja elaborada a partir de informação policial, com inteligência no combate ao crime. Segundo Tomás, “O investimento permanente na inteligência e na informação é a principal arma a ser usada contra a violência e deve ser a base de qualquer sistema de segurança que queira ser eficiente.”

Tomás defende a valorização dos policiais, aparelhar o efetivo não apenas com armas e carros, mas principalmente com informações. Informações detalhadas, precisas, provenientes de uma análise criminal tática e estratégica de cada município do Estado, elaborando assim o geoprocessamento da informação.

O crime acontece justamente nos intervalos da patrulha policial; só o patrulhamento não resolve. É necessário um mapeamento tático e estratégico do crime para prevenir o delito, inibir a ação dos criminosos com uma ação policial inteligente e não com uma reação de violência. A meta é combater o crime sem dar um tiro; usando a inteligência policial.

Análise Tática

Tomás explica que a análise criminal tática consiste em desmembrar o crime ocorrido em informações técnicas, ou seja, local do delito; crime praticado; quantidade de criminosos envolvidos; maneira de agir dos mesmos; armas utilizadas; horários de maior recorrência criminosa; rota de fuga e fazer com que o Boletim de Ocorrência (BO) integre um mapa de ocorrências para assim traçar a melhor maneira de agir, com informações seguras sobre os “padrões” comuns da criminalidade (modus operandi) e os chamados “pontos quentes” do crime.

“De posse dessa coleta de informações partimos para a elaboração do conhecimento policial, a formulação de estratégias operacionais, um rigoroso planejamento e identificação dos recursos necessários para o trabalho policial competente e seguro resguardando, assim, a segurança do policial, da sociedade e prevenindo o crime.” assegura Tomás.

Análise Estratégica

Para o deputado Tomás a principal informação para a análise estratégica é o relato do povo. O cidadão que teve o seu comércio roubado; que foi abordado no caminho do trabalho, da escola; dentro do seu carro; da sua casa vai partir desta pessoa as informações mais preciosas para a identificação dos criminosos e dos crimes praticados.

Para isso Tomás quer “um ouvidor de segurança em cada bairro, para que a administração pública entenda melhor a necessidade da comunidade e direcione as ações policiais da forma como a população reivindicar"."

(Fonte: Por e-mail da Jornalista Mirela Filgueiras)

Um comentário:

  1. so por que o praça morreu agora e tarde pra ele e companheiro sua promoçao saiu tarde ne! voce nao era oficial se fosse seria major ou ten-coronel.

    ResponderExcluir