CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

domingo, 12 de julho de 2009

67% DOS PAIS JÁ OFERECERAM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PARA OS FILHOS COM MENOS DE 1 ANO

"Antes mesmo de completar 1 ano, as crianças brasileiras tomam refrigerante, comem macarrão instantâneo e se lambuzam com mel. Apesar da recomendação expressa de nutricionistas e pediatras para evitar açúcar e substâncias artificiais nessa fase da vida, uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 67% dos pais oferecem alimentos industrializados aos filhos nos 12 primeiros meses de vida.

No cardápio, também há espaço para embutidos, açúcar refinado e salgadinhos. “Em função da observação na prática clínica e cotidiana, suspeitava-se de que a introdução de alimentos não era adequada. Porém, não se sabia que era tão precoce assim a introdução de alimentos industrializados nessa faixa etária”, relata a nutricionista Maysa Helena de Aguiar Toloni, autora da pesquisa. Com base nas respostas de 270 pais de crianças que frequentam berçários e creches públicas e filantrópicas de São Paulo, a especialista chegou a percentuais ainda mais alarmantes.

» Guia de alimentação para crianças de até 2 anos

Apesar de, até os 6 meses, o bebê que é amamentado(1) não precisar de nenhum alimento, nem mesmo de água, 31% dos pais de crianças com até 3 meses admitiram ter oferecido açúcar refinado aos filhos, 49% ofertaram chá e 18%, mel. Entre o primeiro e o sexto mês, 12% dos bebês já tinham tomado refrigerante, sendo que, aos 9 meses, o percentual cresce para 20%. Com 1 ano, 56,5% das crianças já haviam experimentado a bebida. Nessa idade, 87% consumiam açúcar; 88%, chá; e 73%, mel.

Muitos pais pensam que uma colher de mel não só é inofensiva como pode fazer bem à saúde. Sem saber, colocam em risco seus filhos. “A criança de até 1 ano pode desenvolver botulismo(2) por causa do mel”, alerta a nutricionista Patrícia Citelli Berger, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. “No primeiro ano de vida, o organismo está em fase de maturação, e isso inclui o aparelho digestivo, os rins e o fígado. A introdução precoce de alimentos industrializados vai propiciar um desequilíbrio. A criança não consegue metabolizar todas as enzimas, o que também pode gerar alergias alimentares”, diz.

De acordo com a nutricionista Maysa Helena de Aguiar Toloni, todos os alimentos industrializados são prejudiciais à saúde no primeiro ano de vida. “Ao mesmo tempo em que são ricos em açúcares, gorduras, sal, conservantes e corantes, eles são pobres em fibras e outros nutrientes essenciais à criança. Principalmente refrigerante, macarrão instantâneo, salgadinhos e bolachas recheadas”, diz. A especialista da Unifesp lembra que, além do efeito a curto prazo, a introdução precoce dos industrializados causa danos para toda a vida. Ela conta que 10% das crianças brasileiras estão acima do peso e que 60% têm problemas como hipertensão arterial e dislipidemia, o aumento do nível de gordura no sangue. Não à toa, lembra, as pessoas desenvolvem, cada vez mais cedo, doenças como diabetes, câncer e acidente vascular cerebral."

(Fonte: Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário