CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

24 DE MAIO - DIA DA INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO E ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

24 DE MAIO - DIA DA INFANTARIA

"O Brigadeiro Antônio de Sampaio, que nasceu aos 24 de maio de 1810, é o patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, se destacando como bravo e modelar líder de combate, instrutor e disciplinador. Sua 3ª Divisão de Infantaria - a Divisão Encouraçada - teve seu glorioso encontro com a glória militar em 24 de maio de 1866, na Batalha de Tuiutí, na Guerra contra o Paraguai, a maior batalha campal travada na América do Sul. Nela, sua Divisão teve papel decisivo na vitória, o que não impediu que o Brigadeiro sofresse três ferimentos que lhe causariam a morte, em 6 de julho de 1866, a bordo do vapor "Eponina". Atesta o sacrifício o fato de sua heróica Divisão haver concorrido com 33% das baixas brasileiras neste dia, em razão de haver se constituído em ponto chave da defesa aliada. E sua morte não impediu a retumbante vitória de sua galharda tropa, heróica e obstinada a mostrar o verdadeiro valor de um SOLDADO DA INFANTARIA DO BRASIL !

Hoje o Brigadeiro Sampaio faria 200 anos. Desde a edição do Decreto nº 51.429, de 13 março de 1962, ele foi consagrado o Patrono da Arma de Infantaria."



24 DE MAIO -ANIVERSÁRIO DA PMCE

A Polícia Militar do Ceará, criada em 24 de maio de 1835, vinculada operacionalmente à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, compete exercer as funções de polícia preventiva e de segurança; as atividades de segurança interna do território estadual e de policiamento ostensivo fardado, destinado à proteção e defesa social, à manutenção da Lei e da ordem, e à prevenção e repressão imediata da criminalidade; a guarda e vigilância do patrimônio público e das vias de circulação; a garantia das instituições da sociedade civil; a defesa dos bens públicos e privados; a proteção e promoção do bem estar da coletividade e dos direitos, garantias e liberdades do cidadão; estimular o respeito à cidadania, através de ações de natureza preventiva e educacional; manter intercâmbio sobre assuntos de interesse policial com órgãos congêneres federais e de outras unidades da Federação e exercer outras atribuições necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos do regulamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário