CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2009

BRASIL VAI LANÇAR SUA MAIS NOVA POLÍCIA – A GUARDA AMBIENTAL DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

"O Ministro da Justiça, Tarso Genro, e o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, formalizaram nesta segunda-feira (2) a criação de uma Companhia Especializada em Guarda Ambiental. Ela contará inicialmente com 50 membros para cuidar de todo o território nacional, combatendo o desmatamento e o extrativismo ilegal. A força será responsável por cuidar dos quase 80 milhões de hectares de parques federais no país.

A criação da guarda foi feita pelo Presidente Lula em setembro de 2008. Porém, até agora ela não havia sido regulamentada. Os 50 alunos são policiais e bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública. Eles estão recebendo aulas de políticas públicas, ecologia, biologia, geografia geral e policiamento da fauna durante 30 dias. A idéia dos ministérios é formar mais 350 guardas até o final do ano. Minc disse que o objetivo de ter até 2.000 pessoas cuidando dessas áreas será mantido. Ao efetivo, serão somados até mil agentes da Policia Federal. Segundo o Ministro, um concurso deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Minc disse que deve haver um apoio maior da União aos Estados.
O Ministério do Meio Ambiente deverá disponibilizar carros, GPS e helicópteros. Em contrapartida, os Estados deverão aumentar seus efetivos de proteção ambiental. Uma das portarias assinadas hoje determina que quando a Força Nacional for requerida por órgãos federais não será mais necessário a autorização dos governos estaduais. Atualmente, era necessário o governador solicitar formalmente a presença da Força no seu Estado. Segundo o Ministério da Justiça, essa mudança visa tornar mais rápidas as operações."

(Fonte: Piero Locatelli - UOL Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário