CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

RESPOSTAS AOS LEITORES

1) Sou SD PM, gostaria de saber quais são os procedimentos para adquirir este auxílio financeiro (Pós-Graduação paga pelo Estado)?

Qual a repartição que devo ir?

Resposta: Faça um requerimento circunstanciado, contendo o tipo de Pós-Gradução (Especialização, Mestrado, Doutorado...), valores, duração, etc. Junte o máximo de documentos e informações a respeito. O Requerimento deve ser endereçado ao Comandante Geral da Corporação, que com certeza dará o encaminhamento devido. Observe que o Requerimento deve seguir o trâmite normal do Canal de Comando (Subunidade, Unidade, Comando-Adjunto e Comando-Geral). O seu Comandante imediato saberá encaminhar seu pleito, procure-o.
Parabéns, siga em frente companheiro!

2) Cel. Bessa o senhor como profundo estudioso da segurança pública, venho fazer um comentário sobre as novas viaturas pagas para o serviço ostensivo. As mesmas tem o xadrez junto com os policiais, se o policial prender alguém o mesmo será conduzido junto com ele lado a lado, em uma eventual ocorrência com troca de tiros o policial que estiver atras não poderar sair pois a porta só abre por fora, quem fez esta aberração não trabalha combatendo a violência.

Resposta: Olhe, os modelos hilux SVR tem xadrez atrás. O Tipo Hilux cabine dupla ou os veículos Troller (PMTUR), não sei quais adaptações estão sendo feitas, entretanto, suas considerações devem ser levadas ao conhecimento do alto escalão da Corporação. Faça uma Exposição de Motivos relatando essas suas considerações e entregue ao seu Comandante imediato que ele deverá remeter para quem de direito. Ademais, parabéns pela lúcida observação. Com certeza a Corporação receberá sua contribuição de bom grado.
Lembro de casos e iniciativas como a sua que sairam do "anonimato" e se tornaram um sucesso. Uma vez um PM da 4ª Cia/6º BPM inventou uma maneira do HT ser ligado à bateria da Moto, assim ele não tinha problemas de ficar com o HT descarregando o tempo todo.
Outra vez, o então Cabo Narcélio, do CIOPS, inventou uma maneira do rádio UHF operar com o VHF, foi até premiado com a mais alta comenda do funcionalismo público do Ceará, a Medalha do Mérito Funcional.
O então Major Russo, também foi incentivado por nós a confeccionar um Manual Operacional ultra-moderno que foi suficiente claro para todos operarem o sistema SI-SOS, Trunking e CIOPS com total facilidade, sendo também premiado e recebeu a mesma Medalha do Mérito Funcional.
São casos de sucesso, de PM's que contribuiram com a sua atividade, você também deverá receber o reconhecimento de todos, independente disso logicamente você estará contribuindo.
Mas voltando ao assunto, lembro dos Chevetes repassados aos Estados, inclusive para o Ceará, pelo Programa "Mutirão Contra a Violência", quando o Sarney era Presidente. Havia um pequeno xadreza para duas pessoas no banco trazeiro. A porta do xadrez abria por fora, já a porta do patruleiro ele tinha o controle. Outra opção é dotar as viaturas com "teto solar" ou escotilha, compatível para o patruleiro poder ficar em pé e ou sair por ela em situação de emergência, etc. Também pode ser colocada uma barra de ferro de proteção na horizontal, paralela e atrás do banco dianteiro para o preso ser conduzido algemado.
Parabéns amigo e siga em frente!

Observação: Algumas respostas específicas ou particulares para quem enviou solicitações, dúvidas, perguntas, etc, fornecendo o respectivo e-mail, procuro sempre enviar para o endereço eletrônico fornecido.

Um forte abraço para todos e que DEUS proteja nossas famílias.

HTB.

Um comentário:

  1. Bom dia à todos!Lendo este precioso comentário ( 02)sobre viaturas,eu presenciei uma abordagem policial na noite do Ano Nôvo na praia de Iracema,quando tentaram colocar o preso no compartimento traseiro da viatura,o preso colocava rapidamente as pernas para fora, imobilizando à ação dos policiais fecharem a porta trazeira na qual é muito grande.Tentaram varias vezes e se repetia a mesma situação trazendo tambem o perigo de machucar as pernas do elemento.Eu fiquei observando que estas viaturas não tinha aquela grade pequena que fica antes da porta principal.Imaginei quando se vai tirar um preso, ele tem espaço suficiente para se libertar correndo.Sou civil e tambem gosto de contribuir para uma melhor qualidade nos serviços à segurânça e tambem de quem os fazem com coração,dedicação,honestidade e respeito à comunidade sei que a nossa Polícia Militar ainda tem muitos profissionais dentro deste conceitos.Cel.Bessa e muitos oficiais,dedicamos os nossos agradecimentos pelo os esforços e as atitudes de comando na preocupação de fazer melhor que pode na area da segurânça do nosso pôvo e de todo o Estado do Ceará.Não sei se foi bom esta observação e se ajuda na melhoria dos trabalhos.Abraço à todos.

    ResponderExcluir