CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ABERTAS 2.200 VAGAS PARA APRENDIZ-MARINHEIRO


A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) divulgou a abertura do processo seletivo que visa ao preenchimento de 2.200 oportunidades para aprendizes no curso de formação de marinheiros.

Para participar da seleção os candidatos devem ser solteiros, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro do ano do início do curso, previsto para 24 de janeiro de 2011 (nascidos entre 2 de janeiro de 1989, inclusive, e 1 de janeiro de 1993, inclusive); ter concluído o ensino fundamental; não ser ex-aluno de Escolas de Aprendizes-Marinheiros; encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares.


Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).


Inscrição


As inscrições poderão ser realizadas, no site www.ensino.mar.mil.br, no link “Concursos”, no período entre 8h do dia 8 de fevereiro e 23h59 do dia 1 de março, horário oficial de Brasília/DF.

A taxa de participação é de R$ 12.
Os candidatos poderão também efetuar suas inscrições de forma presencial nas ORDI (Organizações Responsáveis pela Divulgação) relacionadas no anexo I do edital de abertura. Neste caso, os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação, com fotografia; CPF original e declaração de residência com CEP, em dias úteis, no mesmo período das inscrições, das 8h30 as 16h30. Devem, ainda, realizar o pagamento da taxa de inscrição, nas agências bancárias, por meio do boleto bancário até o dia 4 de março; e retornar ao local de inscrição, entre o 5º e o 10º dia útil subseqüente ao pagamento, com o boleto bancário pago, para receber o comprovante de inscrição, documento que será exigido nas diversas etapas e eventos do processo seletivo. Haverá isenção do valor da taxa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, e for membro de família de baixa renda. Para solicitar a isenção, o candidato deverá preencher e entregar, em uma das ORDI do anexo I, o requerimento de solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição, cujo modelo estará disponibilizado na página da DEnsM, na internet, entre os dias 1 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h30.

Provas

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva com 50 questões de conhecimentos gerais de matemática, português e ciências; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e verificação de dados biográficos. Lembrando que será eliminado do processo seletivo o candidato que deixar de comparecer a qualquer dos eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito.

A prova objetiva prevista para o dia 27 de abril, das 10h às 14h, será realizada nas seguintes cidades:
Rio de Janeiro (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luis (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), Santos (SP), São Paulo (SP) e Manaus (AM).


O período de adaptação será realizado de 11 a 23 de janeiro de 2011, sendo que as despesas com transporte e hospedagem de candidato, desde a ORDI da Marinha mais próxima de sua residência até sua apresentação nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, para o período de adaptação e verificação de documentos, correrão por conta da Marinha, por intermédio das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), ou seja, dos Comandos de Distritos Navais.

Já o Curso de Formação está previsto para ter início no dia 24 de janeiro.

(Fonte: Uol)

4 comentários:

  1. O CANDIDATO NÃO PODE SER CASADO ? NEM VIVER EM UNIÃO ESTÁVEL ?

    NÃO PODE TER FILHOS ?

    QUE COISA MAIS ABSURDA !

    A CONSTITUIÇÃO NÃO ALBERGA ESTE TIPO DE RESTRIÇÃO...

    ResponderExcluir
  2. O amigo aqui em cima não sabe nem um terço do que é uma vida militar! Definitivamente carreira militar não é a praia dele.

    ResponderExcluir
  3. pow eu tenho uma tatuagem no braço sera q eu vo u ter alguma compricaçao???

    ResponderExcluir
  4. Conheço uma pessoa q tem filho e esta la em Fortaleza, como faço para avisar a Marinha???

    ResponderExcluir