CONTATO

CONTATO VIA E-MAIL: coronelbessa@hotmail.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

VISITE QUIXADÁ - A TERRA DOS MONÓLITOS

Como quixadaense, não poderia deixar de colocar como opção para seu roteiro de FÉRIAS a nossa bela cidade. Quixadá está localizada na região denominada Sertão Central, no coração do Ceará, pertencendo a uma área conhecida como “Polígono das Secas”, termo este em referência às constantes estiagens que castigam esse pedaço árido do Nordeste brasileiro.

A origem de Quixadá está ligada à Pecuária, sendo tradicional na historiografia local a descrição de SOUSA (1960) que diz que “Quixadá nasceu de uma aventura. Uma casa de taipa e um curral de caiçara à beira de um rio sêco, centrando duas léguas de caatinga compradas pelo preço e quantia de duzentos e cincoenta mil réis. Foi quanto custou ao Capitão José de Barros Ferreira, em 1747, todo o chão quixadaense”.

Atualmente, Quixadá é um dos principais Municípios do Estado do Ceará, possuindo uma área de 2.059.7 Km2, com 74.793 habitantes (IBGE, 2005). Como município foi criado em 1870. Quixadá fica a 154 KM de Fortaleza. O acesso pode ser via BR116/BR122 e CE 060.

Conhecida como a Terra dos Monólitos (quantidade de pedras que marcam a paisagem do município) ou Terra da Galinha Choca (formação rochosa que ladeia o secular Açude do Cedro, que lembra tal ave), Quixadá teve seu nome, segundo alguns estudiosos, originado do tupi-guarani, significando "pedra da ponta curva ou da arara"; ou "rede dura"; ou "curral de pedras" ou ainda "campo onde abundam as Queixadas - porcos selvagens". Também é atribuido ao nome dos nativos que habitavam a região (in: Dicionário Toponímico, Histórico e Geográfico do Nordeste. Autor: Márlio Fábio Pelosi Falcão, pág. 590).

(Fonte: Adail Bessa de Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário